JURA EM PROSA E VERSO

TUDO SOBRE... VITAMINAS

 

VITAMINAS
VITAMINA
FUNÇÃO
SUA FALTA PROVOCA
FONTES
A atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora
B1 ou tiamina auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal perda de peso; beribéri; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares

carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos

 

B2 ou riboflavina conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela
B6 ou piridoxina permite a assimilação das proteínas e das gorduras dermatite; inflamação da pele e das mucosas carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana
B12 ou cobalamina colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico anemia; irratibilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia
C ou ácido ascórbico conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos escorbuto; problemas nas gengivas e na pele

limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate,cenoura,pimentão, nabo, espinafre

D fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam raquitismo; cáries; descalcificação óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raio de sol
E antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade   germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo
H ou biotina funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos depressão; sonolência; dores musculares; anorexia; descamação da pele fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim
K essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia fígado, verdura, ovo
Ácido fólico atua na formação dos glóbulos vermelhos anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão

PP ou niacina (ácido nicotínico)

possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos pelagra levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais
Ácido pantotênico auxilia o metabolismo em geral fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata
Ácido paraminobenzóico estimula o crescimento dos cabelos   carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras
Colina auxilia no crescimento problemas renais gema de ovo, soja, miolo, fígado, rim
Inositol age no metabolismo do colesterol diminuição do crescimento existe em todas as células animais e vegetais
 
SAIS MINERAIS
SAL MINERAL FUNÇÃO SUA FALTA PROVOCA: FONTES
Cálcio atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo deformação óssea; enfraquecimento dos dentes queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju
Cobalto age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas   está contido na vitamina B 12 e no tomate
Fósforo atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo maior probabilidade de ocorrência de fraturas, músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais
Ferro indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo anemia fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, azeitonas
Iodo faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos bócio; obesidade; cansaço agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar
Cloro constitui os sucos gástricos e pancreáticos é dificil haver carência de cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo vegetais
Potássio atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular, contribui para a formação da célula diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral
Magnésio atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel
Silício age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elásticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo   amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola
Flúor forma os ossos e os dentes; previne dilatação das veias, cálculo da vesícula e paralisia a necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes e para crianças durante a formação da segunda dentição

agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral

 

Cobre

age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)

  centeio, lentilha, figo seco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre
Sódio impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea cãinbras e retardamento na cicatrização das feridas todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia
Enxofre facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas   nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja e abacaxi
Zinco atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos diminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabete carnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas, nozes