JURA EM PROSA E VERSO

TUDO SOBRE...

TUDO SOBRE JUDAÍSMO

O Judaísmo 

Todos os assuntos do Judaísmo estão abertos à opinião pessoal: é o modo dos judeus. A área do misticismo, no Judaísmo, também é aberta à discussão e interpretação pessoal.

A Torá (Pentateuco) descreve muitas experiências místicas- visitação por anjos, profecias, sonhos, visões. 

0 Talmud (comentários sobre a Torá) estuda a existência da alma e da encarnação. 0 Talmud faz referências vagas a uma escola secreta de misticismo, para estudantes avançados, cujos ensinamentos não podem ser escritos.

A escola mística judaica é chamada Cabalá (significa Recebimento). Não tem a conotação sinistra e maligna que se dá à palavra. Os ensinamentos da Cabalá têm sido gravemente distorcidos por místicos não judeus e ocultistas. Durante a Renascença, os intelectuais cristãos a reinterpretaram para caber em seus dogmas. Os modernos usam o simbolismo cabalístico fora de contexto, para usar com tarô e diversas formas de adivinhação mágica, que nada têm a ver com a Cabalá.

Hoje em dia, as pessoas têm uma visão distorcida do Judaísmo e da Cabalá. É preciso ter conhecimento do que é o Judaísmo e como o conhecimento é elaborado e transmitido dentro do Judaísmo, para se poder falar de Cabalá. Ela tem conexão íntima e profunda com a Torá e o Talmud, se refere a aspectos da vida religiosa judaica, e deles não pode ser desligada.