JURA EM PROSA E VERSO

TUDO SOBRE...

TUDO SOBRE... COMO EVITAR (ou SOBREVIVER) À RESSACA

 

I - Como evitar a ressaca

 

Equipe Sabido

Quem é que nunca sentiu os sintomas de uma ressaca? Dores de cabeça, dores musculares, dores no estômago e boca seca são alguns dos sintomas provocados pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Se o dia seguinte for de trabalho, a história já é conhecida: sensibilidade à luz e ao barulho, dificuldade em concentrar-se, cansaço físico e mental, alteração no humor, etc. A melhor maneira de evitar a ressaca é, sem dúvida, não beber, ou, ao menos, respeitar os limites do organismo, mas caso a festa esteja muito animada aí vão algumas dicas para que o dia seguinte não seja uma tortura.

Passo a passo:

1. Nunca beba de estômago vazio. Consuma alimentos saudáveis, leves e pouco gordurosos, antes, durante e após a ingestão de bebidas alcoólicas.

2. Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com o de água durante toda a festa. Desse modo, evita-se a principal causa da ressaca, a desidratação.

3. Não beba o que aparecer na sua frente. Evite bebidas de qualidade questionável ou de procedência desconhecida. Se tiver que escolher entre cerveja e chope, prefira a segunda; entre vinho tinto e branco, a primeira.

4. Não misture diferentes bebidas durante a noite.

5. Ao chegar em casa, beba bebidas isotônicas (Gatorade, Marathon) para repor os sais eliminados na urina. Vitaminas, principalmente as do complexo B, e sucos de frutas também são bastante indicados.

6. Repouse o máximo que puder antes de levantar para trabalhar. Caso acorde com dor de cabeça, tome algum analgésico de boa qualidade.

 

II - Como sobreviver à ressaca

 

Equipe Sabido

A festa estava boa demais e acabou exagerando na bebida? O dia seguinte pode ser menos horrível se você seguir alguns procedimentos.

Passo a passo:

1. Tome uma xícara de café para despertá-lo melhor. Não exagere, pois o café é diurético e pode aumentar a desidratação.

2. Beba muito líquido para se recuperar da desidratação causada pelo álcool. Prefira os sucos, água gelada e chás.

3. Coma doces, já que seu corpo precisa normalizar os níveis de glicose no sangue, que caem bastante ao ingerir muito álcool.

4. Compressas geladas na testa e ao redor dos olhos atenuam a dor de cabeça. Os analgésicos podem irritar ainda mais o estômago.

5. Ingira, antes das refeições, algumas substâncias naturais como: boldo, alcachofra, espinheira-santa, dente de leão, carqueja e hortelã. Com ação dexintoxicante, estes produtos ajudam o fígado a combater a ressaca.