JURA EM PROSA E VERSO

TUDO SOBRE...

TUDO SOBRE... CÓDIGO DE BARRAS

O código foi criado para identificar os produtos comercializados ao redor do mundo. Ele segue um padrão administrado pela organização norte-americana Uniform Code Council (UCC). O instituto emite os seis primeiros números que aparecem nas embalagens (são 13 no total). Os três seguintes indicam o país onde o objeto foi produzido. A identificação do Brasil é 789. Por fim, os números finais determinam o fabricante.

Acompanhando a seqüência numérica, há uma série de barrinhas pretas de larguras diferentes. Cada conjunto de cinco barras corresponde a dois dos números que estão listados na embalagem. Uma luz infravermelhada é utilizada para ler as informações e levá-las para o computador. Ela funciona do seguinte modo: quando a luz bate sobre a barra e não retorna, o micro interpreta como sendo uma barra preta. Se retorna, interpreta como barra branca. Uma vez identificado o número, o sistema busca em seu banco de dados os dados do produto.

MAIS DADOS:

CÓDIGO DE BARRAS

 

Conceitos Básicos

O código de barras é uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas. O Sistema EAN.UCC reconhece três simbologias de código de barras para representar as estruturas de numeração padronizada: EAN/UPC; ITF-14 e UCC/EAN-128.

Não é qualquer scanner que consegue ler qualquer tipo de código de barras; os leitores ópticos devem estar habilitados para leitura a fim de poderem interpretar um código de barras. Desta forma, o Sistema EAN.UCC indica os tipos de simbologias, que podem ser reconhecidas nos diferentes ambientes conforme segue:

EAN/UPC

Símbolos EAN/UPC - Código de barras linear numérico, representa os 13 dígitos do GTIN EAN/UCC-13; os 12 dígitos do GTIN UCC-12 e os 8 dígitos do GTIN EAN/UCC-8. Pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos sendo a simbologia mais utilizada para captura de dados na frente de loja do varejo.

RSS - Reduced Space Symbology e Simbologia Composta

RSS - Reduced Space Symbology e Simbologia Composta - Estas duas simbologias foram especialmente desenvolvidas para aplicações em que o código de barras linear EAN.UCC existente não possam ser aplicados em virtude da restrição de espaço físico na embalagem, o que é mais comum em produtos do setor farmacêutico e hospitalar.

O RSS é composto por um conjunto de modelos de códigos de barras muito pequenos, capazes de representar o GTIN (Número Global de Item Comercial) e informações complementares, como por exemplo, o número de lote e data de validade.

A Simbologia Composta é formada pela composição de código de barras linear do Sistema EAN.UCC (EAN/UPC, ITF, UCC/EAN-128 ou RSS) acrescido de uma estrutura bi-dimensional (derivado do micro PDF 417) acima do código linear. Estra estrutura bi-dimensional, pode representar diversas informações variáveis para rastreabilidade, como por exemplo: no. de lote, data de validade, no. de série entre outras.

Símbolos ITF-14

Símbolos ITF-14 - Código de barras linear numérico, representa os 14 dígitos do GTIN EAN/UCC-14. Pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos com exceção da maioria da frente de loja do varejo.

Símbolos UCC/EAN-128

Símbolos UCC/EAN-128 - Código de barras linear alfanumérico, representa em cada "bloco de barras" até 48 caracteres desde que não ultrapasse 165mm de largura. Sua estrutura de dados é baseada nos Identificadores de Aplicação EAN.UCC, que anunciam o conteúdo do dado e seu formato. Esta simbologia pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos com exceção, da frente de loja do varejo. Uma das principais funções do UCC/EAN-128 é representar dados referentes a rastreabilidade de itens comerciais. O SSCC - Identificador de Aplicação (00) deve ser representado em código de barras, através desta simbologia.

Código de Barras

Questão: Como funciona o código de barras?


 


Resposta:
Se você é uma caixa registradora, o centro do universo é a cidade de Dayton, em Ohio, EUA - a sede do Uniform Code Council (UCC) (Conselho de Uniformização de Código).

As pessoas do Conselho se dedicam a difundir o código universal de produtos.

O código de barras desenvolvido pelo Conselho é lido por raio laser. Mas seres humanos com muita paciência podem traduzir estes códigos. Tenha em mente que as máquinas podem fazer isso em menos de 1 segundo.


DO QUE VOCÊ PRECISA:
Papel, lápis e paciência.

O QUE FAZER: Há 12 dígitos nos códigos de barras. Cada dígito é separado por 7 barras finas. Leia os 12 dígitos lendo as barras.

Se uma barra é preta, escreva embaixo dela o número 1. Se é branca, escreva um 0. Faça isso para as 12 barras.

Para conseguir obter o código UCC, verifique os valores que você obteve e compare-os com a tabela abaixo. Veja se você conseguiu o código correto clicando na caixa de resposta no fim desta página.

        Valor    Código Esquerdo    Código Direito

0          0001101          1110010
1          0011001          1100110
2          0010011          1101100
3          0111101          1000010
4          0100011          1011100
5          0110001          1001110
6          0101111          1010000
7          0111011          1000100
8          0110111          1001000
9          0001011          1110100

No lado esquerdo do centro do código de barras, use a coluna "Código Esquerdo". Ao ir para o lado direito do código, use a coluna  "Código Direito". Este código simétrico permite que a leitora de códigos leia os números em qualquer direção.

Os lasers podem ler os números muito mais rapidamente que isso. Na verdade, um laser pode ler 41.000 números por segundo quando toca um CD.

Impressione seus amigos!
Surpreenda seu professor!

Você sempre pode adivinhar o último número de um código de barras. Faça o seguinte: Adicione a soma dos dígitos em ordem ímpar (o 1o., o 3o., o 5o., o 7o. e o 9o.). Multiplique a soma por 3. Guarde este número. Some os números em ordem par (não inclua o dígito de verificação! Esse é o número que você quer adivinhar!!). Some este valor com o valor que você guardou anteriormente.

O dígito de verificação será o número que você deve adicionar à sua última conta para que obtenha o próximo múltiplo de 10.

Há uma página na Internet que faz este cálculo automaticamente para você. Tudo que você precisa fornecer é o código de 12 números. Forneça os 11 primeiros números. A página de Dan Bornstein calculará o dígito de controle .

Para obter a resposta correta para o código secreto acima, clique aqui.

Tradução para a Língua Portuguesa: Rafael Humberto Scapin