JURA EM PROSA E VERSO

TEXTOS DE CONTEÚDO MORAL

O PADRE E O ATOR

 

Havia dois irmãos. Um resolveu ser Padre,e foi para o seminário. O Outro preferiu seguir carreira de Ator. Muitos anos se passaram sem que se vissem . O tempo passava e cada um deles dedicava-se ao ofício que escolhera.


Alguns anos mais tarde, finalmente os dois se encontraram na casa dos pais. O mais velho usava batina. Fora ordenado sacerdote.

O mais novo Ator formado, representava obras de atores famosos.


Nessa ocasião, os dois irmãos combinaram que um visitaria o outro quando estivesse exercendo a sua "Profissão".

Algum tempo depois, sentado no meio da platéia diante do palco onde dentro de instantes seu irmão entraria em cena, o Padre esperava.


Quando as cortinas se abriram o Padre viu um cenário bem montado, palmas vibrantes,atenção e silêncio, o som harmonioso da orquestra, tudo perfeito.

A apresentação foi um sucesso.Quando as cortinas se fecharam, todos de pé, não paravam de aplaudir.

Muitos foram ao camarim do Ator para parabenizá-lo. Comentavam trechos da peça...tiravam lições para suas vidas.


Chegou o dia em que o Ator visitaria o Padre.

Encontrou-se, então,sentado na Igreja, cercado por uma fria assembléia , num auditório não muito confortável.Olhava para o altar onde um cenário sem muita criatividade parecia não ser trocado há anos.

De repente, alguém tomou um violão e pôs-se a cantar, acompanhado de algumas pessoas que sem muito animo, ali se encontrava.

Foi então que surgiu seu irmão. Lá na frente, o "Padre"leu alguma coisa.Mas não se pode entender muito bem o que iria acontecer, nem a importância disso nos dias de hoje.

Não havia palmas. Por outro lado em nenhum momento houve silêncio completo.

No final da missa, o Padre voltou para a sacristia.

Só o irmão Ator foi cumprimentá-lo.

O Padre perguntou-lhe :

-Por que as coisas são assim? Lá no teatro as pessoas eram tão atenciosas. Aqui tudo parece ser diferente. Que acontece?

E o irmão Ator disse :

- É que lá representamos mentiras, e as pessoas aceitam como verdades, e aqui vocês representam verdades e as pessoas acham que são mentiras!!

(autor desconhecido)


Depende de nós tornar nossa fé alegre e atraente, porque Fé é acreditar naquilo que não vemos.