JURA EM PROSA E VERSO

CORPO E  SAÚDE

A DENGUE

 

Você já deve ter ouvido falar nesta doença, e pode até dizer que sabe alguma coisa. Confira aqui algumas informações sobre esta doença. Aqui você encontra algumas informações úteis.

A dengue é uma doença que é transmitida pela fêmea do Aedes Aegipty, um mosquito que transmite apenas a doença. Para transmiti-la, ele precisa picar várias pessoas. Assim que ele pica alguém que já está contaminado, o mosquito passa a carregar o vírus, e assim as próximas pessoas que ele picar ficarão contaminadas.

Existem vários tipos de dengue; o 1,2,3,4. O tipo 1 é considerado o que dá dengue clássica. Este tipo de dengue tem como sintomas dor no globo ocular, dor nas juntas, dores de cabeça, febre alta constante e outros. Os sintomas são muito parecidos com o de uma gripe forte, então cuidado para não confundir. Se você achar que está com dengue, procure imediatamente seu médico, ele irá te receitar um exame de sangue que confirma-rá se você contraiu a doença ou não. Os outros tipos de dengue, causam a dengue hemorrágica, a mais perigosa pois pode matar. A dengue tem cura, mas ela é bem específica.

IMPORTANTE:

Se houver suspeitas de você estar com dengue, não tome AAS em hipótese alguma, pois este remédio irá fazer com que os anticorpos não reajam. Prefira Novalgina e Tylenol (cuidado com estes remédios pois se eles forem tomados em exesso eles podem causar hemorragia também).

O mosquito transmissor pica só de dia. O uso de repelentes é indicado. O mosquito fêmea não faz nenhum ruído.

Procure sempre orientação médica caso você sinta necessidade.

COMO EVITAR A DENGUE:

O jeito mais útil de evitar a dengue é não criando focos do mosquito. Água parada é tudo que ele precisa para se reproduzir. Pratinhos de plantas, pneus velhos, vasos, bromélias, folhas secas, piscinas paradas, lixo acumulado. Estes são os maiores perigos pois uma vez que algum destes elementos esteja na sua casa você pode estar criando um foco de dengue. Tome cuidado. Pode haver um foco na sua casa e você não saber. Para isto, limpe seu quintal, informe as pessoas, ligue para o disque dengue se você achar algum foco e elimine-o.
A Dengue