JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, IRMANDADES E SISTEMAS FILOSÓFICOS , POLÍTICOS, OU FORMAS DE GOVERNO

Teocracia

Teocracia é uma forma de governo onde o povo é controlado por um sacerdote ou líder religioso que governa, supostamente, segundo o desejo de uma divindade.

Exemplos atuais de regimes desse tipo são o Vaticano, regido pela Igreja Católica e tendo como chefe-de-Estado um sacerdote (o Papa), e o Irã, que é controlado pelos Aiatolás, lideres religiosos islâmicos, desde a Revolução Islâmica em 1979.

Na verdadeira essência da palavra Teocracia, apenas um povo e durante um espaço determinado de tempo foi governado sob este regime. O povo de Israel, após o exôdo do Egipto, foi alvo de um regime excepcional de governo, sob liderença de Moisés, profeta de Deus, e depois, através de juizes que decidiam sobre as questões do país sob orientação divina. Sem deterem de forma autónoma o poder (alguns desses juizes só são conhecidos, não pelo seu protagonismo de chefia de estado, mas por outros aspectos), eles formavam um conselho que após oração a Deus, decidia sobre os casos da nação. Após este periodo, o nível de Teocracia baixou, pois contrariando o conselho divino, Israel quís ser como as outras nações e escolheu um Rei para os governar. Naturalmente, à medida que subia o protagonismo do Rei, descia o protagonismo do Deus da Teocracia, passando a ser apenas uma Monarquia religiosa.