JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, FRATERNIDADES E SISTEMAS FILOSÓFICOS OU POLÍTICOS

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

O COMEÇO DE UMA JORNADA DIVINA

¨A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando–se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.¨ Atos 9.31

Num século em que a criminalidade, a insegurança e a discórdia imperam, falar da Igreja Universal do Reino de Deus é o mesmo que descrever uma bonita história de amor. Essa história vem sendo levada para as pessoas carentes.

É bem verdade que nada começou de uma hora para outra. Sem condições de alugar um imóvel, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier. Orientado pelo Espírito Santo e revestido de uma fé inabalável, as suas palavras logo deram início à Igreja que atualmente mais cresce no mundo. Em 9 de julho de 1977, abriam–se oficialmente as portas da Igreja Universal do Reino de Deus.

Foi alugada uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana que parecia ser o local ideal para iniciar a obra, O galpão se tornou o grande templo da Abolição, com capacidade inicial para 1.500 fiéis. Mas logo foi preciso ampliar a capacidade para duas mil pessoas.

Quando o jovem Macedo alugou o galpão, alguns pastores que trabalhavam com ele, consideraram o gesto uma loucura, já que o aluguel do imóvel era muito caro. Essa ousadia, entretanto, contribuiu para fazer da Universal o que ela é hoje: uma Igreja que não pára de crescer. Cruzada do Caminho Eterno e Igreja da Bênção foram alguns dos nomes utilizados na formação da atual Igreja Universal do Reino de Deus.

A seriedade e o compromisso com o Evangelho deram lugar a uma igreja abençoada e fiel aos seus membros. Mesmo encontrando no caminho pedras e tribulações, a Igreja nunca desistiu de seu objetivo: levar a Palavra de Deus aos carentes e desesperados.

A cada dia, Bispos e pastores travam uma luta diferente com as forças ocultas. Em todo lugar tem sempre alguém em busca de paz interior, precisando das orientações desses homens de Deus. No entanto, eles não desistem da luta, pois sabem que a batalha é árdua, porém, a vitória é certa, em nome do Senhor Jesus.

ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS

¨Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura¨ (Marcos 16.15)

Esse versículo bíblico se transformou num ideal de vida para o Bispo Macedo, que acabou conquistando outros corações para essa grande obra.

Com isso, a IURD cresceu em todo o Brasil e ultrapassou fronteiras, desenvolvendo um trabalho de evangelização em diversos países, rompendo barreiras culturais e religiosas. Embora esse crescimento tenha ocorrido de forma acentuada, existe a necessidade de a Igreja não se acomodar, pois ainda há muitas almas a serem ganhas para Jesus.

Pregar a Palavra de Deus nunca foi fácil. Quando se fala em perseguição aos evangélicos atualmente, não se tem idéia do que as igrejas sofreram para se estabelecerem no Brasil. Apesar de toda as provocações, a Universal não esmoreceu; ao contrário, tem se fortalecido ainda mais, mostrando que realmente é uma Igreja de Deus.

Seja no Brasil ou em diferentes continentes, aqueles que aceitam o Senhor Jesus estão unidos pela mesma fé. A luta tem sido intensa, mas a determinação dos que seguem a Palavra é ainda maior.

O TRABALHO DOS OBREIROS NA IURD

¨A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Roga, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.¨ (Mateus 9.37,38)

Com base nestes versículos e consciente da urgência que a população mundial tem de ouvir a Palavra de Deus, a Igreja Universal compreende a necessidade da imediata formação de pastores. Por isso, levanta homens de Deus em caráter emergencial e os encaminha para cumprir o ¨ide¨ de Jesus.

A Igreja entende que a verdadeira fé, o encontro real com Jesus e a unção com o Espírito Santo são suficientes para que pastores sejam consagrados. Só aquele que é verdadeiramente ungido pelo Espírito de Deus se propõe a uma vida de lutas e sacrifícios. Para os que são realmente tocados, trabalhar na obra de Deus, seja da forma que for, é uma bênção, porque é um privilégio servir ao Senhor dos senhores.

Para a Igreja Universal do Reino de Deus não é preciso estudar cinco anos de Teologia para falar do que o amor, a misericórdia e o poder de Jesus podem fazer na vida dos que O aceitam como Salvador. A IURD prega uma fé prática, ativa e dinâmica. Seus pastores são orientados a levar o povo a vivê-la, não buscando apenas sabedoria. Quem determina o chamado para a obra é o Espírito Santo, de acordo com o caráter, a fé e a disponibilidade do candidato.

Quanto ao aprendizado, devem conhecer as verdades bíblicas, sendo preciso entendê-las com o coração, a alma e o espírito. A Palavra deve ser respeitada e obedecida para que haja intimidade com Deus. A linguagem simples deve valorizar a comunhão com Nosso Senhor.