JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, IRMANDADES, SISTEMAS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS OU FORMAS DE GOVERNO

IGREJA RENASCER EM CRISTO e FUNDAÇÃO RENASCER

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação protestante neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes.

 

História

Inicialmente, as reuniões eram dadas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana em São Paulo.

Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço, na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana, principalmente, com cultos para jovens.

Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde se tornaria até então a sede internacional, dotada de amplo espaço e construção de alta qualidade, com capacidade para cinco mil pessoas.

Actualmente, a igreja conta com mais de 1500 templos no Brasil e no mundo, sendo o seu grupo musical de louvor, denominado Renascer Praise, considerado como um dos principais veículos de divulgação.

Doutrina

Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na actualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.

Meios de comunicação

A igreja, é conhecida pela utilização de programas e clipes de música gospel no Brasil. onde possui programas em rádio e televisão. É actualmente detentora da Rede Gospel(53 UHF) de televisão e de uma rede de várias emissoras de rádio com destaque para a Gospel FM (90.1) em São Paulo.

Possui a maior torre de televisão de São Paulo localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista, onde se pode ler os dizeres: "Deus é Fiel".

Assistência social

Através do papel da Fundação Renascer, desenvolve vários projetos de assistência social, tais como como asilos, centros de recuperação, orfanatos, entre outros, que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expanção dos projetos ds Igreja)

Eventos populares

A igreja iniciou um movimento que se tornou num dos maiores ajuntamentos populares urbanos do mundo, designado de "Marcha para Jesus", que em 2006 terá reunido cerca de dois ou três milhões de pessoas na cidade de São Paulo. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros grandes eventos como o SOS da Vida que apresenta shows gospel de inúmeras bandas de vários estilos desde rap ao rock, reunindo um grande numero de jovens.

Gospel

A Igreja Renascer é detentora da marca "Gospel" no Brasil, através da iniciativa de Estevam Hernandes o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia e destaque no meio secular gerando o grande crescimento que ha hoje de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo

Polêmicas

Em maio de 2002, a revista Época publica duas reportagens consecutivas, com destaque de capa, onde algumas matérias apresentam denúncias contra os líderes da igreja, Estevam Hernandes Filho e Sônia Hernandes.

Nos textos, eram descritos o relatos de ex-fiéis e ex-pastores da organização, onde seriam apresentadas provas de que estes haviam sido usados pelas lideranças da igreja para emprestar dinheiro, onde teriam sido posteriormente ludibriados, ao entraram como avalistas para empréstimos financeiros para compra de propriedades e edifícios, correndo depois o risco de perder seu patrimônio pessoal.

A revista apresentava também nos seus textos, em contraste, algumas evidências de que Estevam e Sonia detinham propriedades, tais como uma fazenda em São Paulo e uma casa nos Estados Unidos, que somavam a quantia de 2,97 milhões de reais, colocando a questão sobre se haveria necessidade ou não de contraír empréstimos para a compra de propriedades e prédios. Na ocasião, o casal respondia na justiça a 51 processos onde estavam envolvidos, em valores monetários, cerca de doze milhões de reais.

O caso foi posteriormente encerrado pela justiça, com a imposição do pagamento de indenizações à igreja e a Estevam e Sônia Hernandes.

Em setembro de 2006, a Justiça bloqueou os bens dos fundadores, acusados de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

 "http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascer_em_Cristo"

FUNDAÇÃO RENASCER

 

A Fundação Renascer é uma entidade de utilidade pública federal e municipal (decreto 36.101), constituída em setembro de 1990, com sede na capital de São Paulo, à Rua Apeninos nº 1.088, com várias frentes de trabalho junto à ação social, com atividades culturais, diversos projetos sociais e trabalhos assistenciais em todo o Brasil e no exterior. À frente da Fundação Renascer está o Apóstolo Estevam Hernandes Filho, administrador de empresas, formado em Teologia, homem realmente contextualizado e sensibilizado quanto às grandes discussões da sociedade, não só preocupado como comprometido com a melhoria da condição de vida do ser humano abrangendo corpo, alma e espírito. O Apóstolo Estevam Hernandes enxerga a condição e os conflitos do homem com o olhar de compaixão, detectando o que, por contingências diversas, foi destruído, mas pode ser restaurado por meio da ação planejada e idealista de uma comunidade cristã. A seu lado está a sua esposa Sônia Hernandes, nutricionista, formada em Teologia, exercendo a função de Bispa (episcopisa) em âmbito espiritual. O dinamismo reconhecidamente carismático e incansável do casal em abraçar as mais diversas frentes carentes, frentes estas em que a Fundação se faz representar de maneira honrosa, acaba por promover dentro da sociedade não só a abertura para enxergar soluções como também para participar delas e vivê-las.

--------------------------------------------------------------------------------

Histórico

A Fundação Renascer é conseqüência direta do exercício do cristianismo e consiste em ser um agente do próprio Deus no resgate do ser humano, independentemente de credo, raça ou cor. Hoje os frutos da Fundação Renascer são incontestáveis quanto à reabilitação da população de rua, de usuários e dependentes químicos, famílias carentes, desabrigados, crianças abandonadas, terceira idade, pessoas especiais, além da assistência efetiva e reabilitadora dentro dos presídios e fora deles, junto aos familiares dos que se encontram detidos. Contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, todas as frentes da Fundação Renascer trabalham com cursos para alfabetização de adultos, habilitação de adolescentes, reforços escolar, entre outros. Seria impossível descrever detalhadamente sua ação na área cultural, não só nas artes cênicas como também na pintura, escultura, desenvolvimento musical, além dos demais cursos de habilidades manuais no programa intitulado pela Fundação "aprenda ganhando". Não só os eventos de fundo social, como também os culturais têm mobilizado cada mais uma fatia significativa da população, como, por exemplo, o "S.O.S. da Vida" (show de música Gospel), que congrega cerca de 60 mil jovens por dia nas mais diversas capitais do Brasil ou até mesmo a "Marcha para Jesus" que nos últimos anos arregimentou mais de 1,5 milhões de pessoas só em São Paulo.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

ATENÇÃO!!!!!!

O JURA EM PROSA E VERSO SOLICITA QUE VOCÊ LEIA O TEXTO ABAIXO, QUE ESTÁ PUBLICADO NO SEGUINTE ENDEREÇO NA INTERNET:

http://www.dantas.com/realidadebr/depoimentos/renascer.htm

OS PODRES DA RENASCER

A maioria de vocês devem conhecer alguns podres da igreja renascer em cristo por causa das matérias da Revista Época. Mas agora vocês vão conhecer a minha história dentro desta igreja. Vou colocar os textos com calma e espero que vocês tenham paciência para lê-los porque eu vou contar os detalhes. Isto pode servir de alerta para você que pensa em se filiar a esta igreja.

Como fui capturado

A primeira coisa que me chamou a atenção na Renascer foi a "liberdade". Todos aqueles jovens de cabelo comprido, brinco, usando camisas de bandas de rock, falando gírias, sentando no chão, ouvindo uma banda de rock-gospel tocar. Pausa. (Os cultos evangelísticos são bem diferentes dos cultos comuns, a renascer tem uma estratégia para cada tipo de pessoa e a igreja não é o que aparente ser).

Depois eu fiquei comovido com a forma que fui tratado, as pessoas vinham falar comigo, me tratavam muito bem, eram acolhedores. Se interessavam pelos meus assuntos e sempre comparavam a renascer as outras igrejas "ultrapassadas" que proibiam rock, diversão e etc. Pausa. (A renascer tem um gravadora própria e ela só permite músicas como o rock porque a igreja lucra com isso através da gravadora. Na renascer só é permitido ouvir e cantar músicas das bandas e grupos da Renascer. Todos os cultos são preenchidos exclusivamente com o Grupo Renascer Praise da Bispa Sônia. Quando acaba o culto, você pode comprar os CDs dentro da própria igreja que os vendem no "point gospel". Lá eles não cantam hinos de outras igrejas, mas isso eu só fui descobrir mais tarde.)

Bom, não foi difícil ser atraído pra lá e depois de algumas semanas já havia me filiado à Renascer e agora eu era um "oficial" da Igreja Renascer, este é o primeiro cargo de uma pessoa na Igreja Renascer. É o mais baixo. Quando entrei pra Renascer, levei comigo mais 10 pessoas e estas 10 pessoas levaram também mais gente. É assim que funciona os cultos evangelísticos, quando você converte ou trás um membro de outra igreja, você na realidade não está trazendo só uma pessoa, porque com ela vem os amigos e parentes que por sua vez trarão seus amigos e parentes. É por isso que a Renascer é uma igreja que cresce tanto. Lá eles tem o culto da família que é só pra te incentivar a trazer a sua família pra igreja.

Bom, durante algum tempo eles mantêm a ilusão de que a igreja não te proíbe de nada, você pode continuar fumando, bebendo, fazendo o que você quiser sem ouvir críticas. É o tempo necessário para te fazer uma lavagem cerebral. Deste modo eles conseguem te convencer de parar de fazer estas coisas sem que você perceba e fique impactado. Quando sua mente estiver no ponto você será um verdadeiro alienado e eles acabam te convencendo de que estão fazendo com que você seja mais livre. Eu não faço psicologia, mas eles utilizam algo como psicologia reversa.

Como oficial da igreja você recebe algumas tarefas. Eu por exemplo tinha que ir fazer pedágio, que é nada menos que vender balinhas no sinal de trânsito para arrecadar dinheiro para um suposto centro de recuperação de drogados. Em geral arrecadávamos de R$ 100 a R$ 200 por dia e fazíamos isto de 2 vezes por semana, quando tinha algum desafio pra cumprir chegávamos a fazer 5 vezes. Só com isto a igreja lucrava de R$ 800 a R$ 4.000 por mês. As pregações na renascer são sempre em dois períodos, a primeira pregação é só sobre oferta e a segunda é sobre temas diversos. Ambas são produzidas pelo Apóstolo e vem direto de SP para todo o Brasil. A renascer também tem um culto só para empresários (AREPE), nestes cultos rolam cházinhos e comes e bebes e todo mundo usa roupa chic.

Bom, mas voltando ao assunto da lavagem cerebral, a igreja começa a te encolver em tarefas e em cargos para que você fique mais ligado a ela. O primeiro passo da lavagem cerebral é te isolar das "más" influências, por isso você acaba aprendendo que as pessoas que não estão na igreja estão perdidas, são ímpios e precisam que você os converta.Aos poucos eu fui ficando tão atarefado na igreja que deixei de jogar futebol para ir ao culto do PA (Projeto Amar) as 15 horas e só saía da igreja as 22 horas. A igreja passou a ser a minha casa. O pastor me dizia, cuida das coisas de Deus que ele vai cuidar das tuas coisas. Então eu dava o meu sangue pela igreja. A Renascer tem nada menos que 12 cultos por semana e eu ia em 10. Só no domingo ela tem 5 cultos. Entre outras coisas eu era na Renascer : Levita (musico), líder do grupo de dança, recepcionista, integrante do P.A, integrante da escola de profetas, integrante do R12, líder de uma banda gospel, integrante do teatro e etc... Cada setor da renascer recolhe um tipo de oferta e também tem os desafios : Desafio da TV, desafio da rádio, gideão e etc... Junta-se a isso o dízimo e as ofertas diárias e doações, também acrescenta -se a venda de CDs, livros e outros...A RENASCER É UMA MÁQUINA DE DINHEIRO.

O segundo passo da lavagem cerebral é te ensinar que se você fizer as coisas como eles pedem você será recompensado, caso contrário irá sofrer. Eles criaram algo chamado "habilitação espiritual" que consiste basicamente nisto. Para você alcançar certas bênçãos você precisa de habilitação espiritual. Por exemplo : Se você dá o dízimo e é um gideão da conquista, você tem habilitação espiritual para conquistar bens financeiros.

O terceiro passo é a submissão. Eles te ensinam que você deve ser submisso aos líderes. Se você não for submisso você está "fora da visão" é um rebelde. Eles tem reuniões só pra te ensinar a ser submisso. E em contra partida você pode escolher 12 pessoas para serem submissos a você, é o R12. Funciona assim, eu era um discípulo do R12 do pastor e eu também escolhi 12 e por sua vez cada um escolhia mais 12 e etc... Assim você aprendia a ser submisso e como era bom ter pessoas submissas a você. Na Renascer além do pastor temos os bispos, os bispos primazes, a bispa Sônia e o Apostolo..na ordem crescente. Cada palavra de um líder deve ser encarada como uma ordem. Desta forma você passa a ser um soldadinho. Outro detalhe é que de pastor pra cima você recebe salários e também uma porcentagem do que arrecada no mês se você cumprir a meta de dinheiro estabelecida.

As táticas de arrecadação

Na igreja Renascer, tudo é feito com doações, eles não gastam o dinheiro do dízimo com nada.

PA Gospel Café - Funciona como uma lanchonete gospel, você vai a igreja neste dia e ela está toda decorada como se fosse uma casa noturna, você senta come um salgado, uma pizza , bebe um refri e assiste a um show gospel, que pode ser uma banda de rock-gospel, teatro ou grupo de dança. Eu trabalhei muito neste evento com a minha banda, como garçom , correndo atrás de doações e etc. Você pode imaginar como eles lucram ?? Você pega um brioche doado e vende por R$1,50, você lucra 100%.

Culto do PA. É parecido com o PA Gospel Café, mas neste caso é apenas um culto gerenciado por jovens, acontece as 15 horas de domingo. Lá os jovens tem oportunidade de fazer pregações e etc.. Como sempre o apelo por ofertas é alto.

Free Gospel - Neste dia a igreja vira uma boate, com dance music, hip-hop, funk..tudo gospel ! No meio da noite eles param pra fazer pregações e pedir ofertas.

Pregação da Oferta - Antes da pregação comum eles fazem a pregação da oferta, que consiste em ficar 30 minutos pelo menos falando de como é bom ofertar. Os pastores pegam pesado nestas pregações, fazem o possível pra te convencer a ofertar o máximo. Você tem que ofertar alguma coisa, nem que seja um brinco que depois será vendido no bazar. Nestas pregações eles citam versículos bíblicos como por exemplo o que fala que Abraão deu seu único filho e que então você também tem que dar o seu melhor (ou seja a nota mais alta que você tiver na carteira), falam de que você tem que ofertar em gratidão a tudo que Deus lhe deu e etc... Apelam para o emocional...fazem de tudo.

Bazar - Eles pedem muitas doações na igreja. Mas você pensa que eles dão as roupas para os pobres ?? Não ! Eles vendem ! Tudo vira dinheiro na Renascer, se você doar um relógio de R$100,00 eles vendem por R$50. Tudo vira dinheiro !

Carnê de Gideão - É um carnê que você paga todo mês. Uma mensalidade. Lá na Renascer não é só o dízimo que comanda. Eles tem um culto só pra quem é "gideão da conquista" lá eles falam como a vida deles melhorou quando passaram de simples dizimistas pra gideões da conquista.

Ofertas - Assim que você chega e vai se sentar tem uns 3 envelopes de oferta. Oferta, oferta de milagres e oferta especial. Depois do louvor vem a pregação de oferta e depois você oferta. aí no final do culto eles dizem coisas tipo : Se você recebeu uma benção de uma oferta de milagres, se você tem uma causa especial dê uma oferta especial.

Semeadura- Apesar de receberem salário da igreja os pastores e líderes tem a cara de pau de te pedir uma oferta exclusiva pro bolso deles.

Rifa- Meu colega deu uma bicicleta pra igreja e eles rifaram ela. É comum o uso de rifa na igreja, tudo vira dinheiro. Também é comum os próprios líderes ganharem, ainda mais quando alguém doa um automóvel ! O pior que tem gente acha legal... - viu como eles são abençoados ? Aleluia !

Pedágio - Funciona assim, eles mandam os adolescentes e jovens mendigar no sinal de trânsito. Compram um saco de balas vagabundas e vendem 5 por 1 real (o triplo do preço) no sinal de trânsito. Meu colega era líder do pedágio e apesar de ficar com a gente mendigando no sinal o dia todo, a igreja não nos dava nem um lanche. Por isso já teve vezes dele não entregar o dinheiro todo e comprar um rango pra gente !

Revistas, CDs e Vídeos - Eles te empurram todo tipo de coisa, não só isso, mas tb adesivos, fitas, camisas..tudo da renascer. A renascer é uma loja !

Acampamentos - Custam o olho da cara e quando você chega lá se decepciona. Eu fui em um que nem chuveiro quente tinha, tive q tomar banho de cachoeira e levar barraca pra poder dormir ! E tome culto e pedido de ofertas. Novamente toda a comida do acampamento é feita através de doações das próprias pessoas que compram os convites. Se você não tem dinheiro pra ir, você não vai ! A menos que vá pro sinal vender balas ou revistas, aí eles te dão uma parte do dinheiro pra pagar sua estadia !

Ceia de oficiais - É onde a grana rola forte. Uma vez em Botafogo eu vi arrecadarem R$ 30 mil só em uma levada...não sei qual foi o valor no final o culto, mas foi alto. Estas ceias arrecadam muito porque são feitas exclusivamente pra oficiais (membros) da igreja, aí eles podem pedir muito porque os oficiais tem a mente dominada. Lembro-me de que quando fui a uma ceia em SP a Bispa pediu para darmos cheques pre-datados e depois ela teve a cara-de-pau de desmentir isso na televisão (Gugu) aquilo me deixou muito puto. Também vi o apostolo pedir dinheiro como num leilão decrescente, primeiro pediu dez mil reais, depois R$5 mil e foi caindo até chegar a R$ 1 mil. O pior é que teve muita gente que deu ! Só quando ele pediu R$10 mil levantaram 4 pessoas.

Isso e muito mais você vê quando vai a igreja ! Ainda tem o que eles pedem pela Rádio, TV e Publicações ! É MUITA GRANA !