JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, FRATERNIDADES E SISTEMAS FILOSÓFICOS OU POLÍTICOS

Igreja Metodista

A Igreja Metodista é a principal expoente do Metodismo, religião de fé evangélica, no Brasil.

O metodismo é de origem Anglo-Americana e busca a relação pessoal entre o indivíduo e Deus.

Índice

1 História

2 A autonomia da Igreja Metodista no Brasil

3 As regiões eclesiásticas no Brasil

4 Metodismo em números

5 Fontes de informações

6 Ligações externas

História

Junius Estaham Newman, pastor metodista e Superintendente Distrital, foi o pioneiro da obra metodista permanente no Brasil. "J. E. Newman, recomendado para a Junta de Missões para trabalhar na América Central ou Brasil": essa foi a nomeação que ele recebeu em 1866, na Conferência Anual. Após ter servido durante a Guerra Civil Americana, como capelão às tropas do Sul, observou que muitos metodistas do Sul emigraram para as Américas do Sul e Central e acompanhou-os.

A Guerra deixou endividada a Junta, sem possibilidade de enviar obreiros para qualquer local. Newman financiou sua própria vinda ao Brasil, com suas modestas economias. Chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1867, mas fixou residência em Saltinho, cidade próxima a Santa Bárbara d'Oeste, província de São Paulo. Desde 1869, pregou aos colonos, mas, dois anos mais tarde, no terceiro domingo de agosto, organizou o "Circuito de Santa Bárbara".

O primeiro salão de culto – antes era uma venda – foi uma pequena casa, coberta de sapé e de chão batido. Newman trabalhava com os colonos norte-americanos e pregava em inglês. Um dos motivos da demora de Newman em organizar uma paróquia metodista, é que ele pregava, principalmente para metodistas, batistas, presbiterianos e a todos que desejassem ouvir sua mensagem, pensando ser mais sábio unir os "ouvintes" em uma única igreja, sem placa denominacional. Mas depois, todas as denominações organizaram-se em igrejas, de acordo com sua origem eclesiástica nos EUA. Newman insistiu, através de suas cartas, para que os metodistas norte-americanos abrissem uma missão em nosso país. Em 1876, a Junta de Missões da Igreja Metodista Episcopal Sul, despertada através da publicação das cartas nos jornais metodistas nos EUA, enviou seu primeiro obreiro oficial: John James Ranson. Dedicou-se ao aprendizado do português para proclamar as boas novas aos brasileiros.

J. E. Newman e sua família mudaram-se para Piracicaba, SP, onde permaneceram entre 1879 e 1880, quando as filhas de Newman, Annie e Mary, organizaram um internato e externato. O "Colégio Newman" é considerado precursor do Colégio Piracicabano, hoje Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

A autonomia da Igreja Metodista no Brasil

Igreja Metodista tornou-se independente dos Estados Unidos em 2 de setembro de 1930, em São Paulo. Elegeu-se o primeiro bispo da Igreja, chamado Willian Tarboux, que era americano. O primeiro bispo brasileiro metodista foi César Dacorso Filho, eleito em 1934.

As regiões eclesiásticas no Brasil

No Brasil as Igrejas estão organizados em Regiões Eclesiásticas:

1ª Região: Rio de Janeiro

2ª Região: Rio Grande do Sul

3ª Região: São Paulo capital (e Região Leste do Estado)

4ª Região: Minas Gerais e Espírito Santo

5ª Região: Interior de São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Brasília

6ª Região: Paraná e Santa Catarina

Região Missionária do Nordeste (REMNE): Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte

Região Missionária da Amazônia (REMA): Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima

Metodismo em números

O Metodismo se faz presente em 130 países. No Mundo, os metodistas somam 200.000.000 membros.

Atualmente a distribuição dos Membros, Igrejas, Congregações e Pontos Missionários no Brasil é:

156.470 Membros;

630 Igrejas;

393 Congregações;

506 Pontos Missionários.

Fontes de informações

Publicações oficiais da Igreja Metodista no Brasil e ao redor do mundo.

Ligações externas

Igreja Metodista no Brasil

Igreja Metodista nos Estados Unidos

Igreja Metodista na Grã-Bretanha

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Metodista"