JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, IRMANDADES E SISTEMAS FILOSÓFICOS OU POLÍTICOS

CABALA

O que é a cabala?

A cabala é um sistema de misticismo judaico que busca explicar a organização do mundo e suas leis espirituais e materiais. Não obstante ser um sistema místico, a cabala é considerada por muitos como sendo altamente racional em sua abordagem. A cabala faz parte da tradição oral judaica, e a data de sua origem é incerta. Um dos primeiros livros sobre o assunto é o Sefer Yetzirah (Livro da Criação), que data do século VI e cujos primeiros comentários foram escritos por volta do século X.

Outro livro importante sobre a cabala é o Bahir (Iluminação), publicado pela primeira vez em Provença, em 1176. Mas a obra considerada mais importante para o misticismo judaico é o Zohar (Esplendor), publicado por um judeu espanhol chamado Moses de Leon, que alegava ter descoberto os originais de tal livro, que teria sido escrito no século dois pelo rabino Shimon bar Yohai. Isto, contudo, veio a se provar falso, tendo sido o livro de fato escrito pelo próprio Moses de Leon e atribuído a um misterioso rabino na ânsia de chamar atenção sobre a obra, e vendê-la. A despeito da fraude comprovada, o Zohar exerceu e exerce enorme influência nos chamados cabalistas, aqueles que se dedicam ao estudo e prática da cabala. Muitos consideram que, seja quem for que tenha escrito a obra, foi inspirado diretamente por Deus, devido ao rico e profundo conteúdo do livro.

A árvore da vida

A árvore da vida vem a ser uma disposição visual da filosofia cabalística. Esta árvore nada mais é que a 'árvore do conhecimento' citada na Bíblia, no Gênesis. O papel do número na árvore da vida é essencial, já que esta dispõe as emanações que revelam a ligação entre o homem e a divindade. Cada emanação, ou sephira, é representada por um número, que por sua vez representa um princípio ou conceito. São dez sephirot, emanações de Deus divididas em três pilares, e 32 caminhos que ligam as sephirot entre si, representados por letras hebraicas - que também são números. Aí reside o primeiro ponto de ligação entre a numerologia e a cabala: é da cabala que a numerologia herdou o conceito de que letras e números são, essencialmente, manifestações distintas da mesma energia ou conceito. Isto é mais evidente no caso do alfabeto hebraico, onde letras são ao mesmo tempo números. Desta forma, é fácil entender que a tabela numerológica atribua o valor de 1 à primeira letra, de 2 à segunda, 3 à terceira, e assim por diante. Isto é uma forma de reconciliar as letras e os números, que se encontram amalgamados no alfabeto hebraico. Vale notar que a chamada cabala grega, que não tem base tradicional como a judaica, se baseia nesta mesma idéia, usando o alfabeto grego, o qual, como o hebraico, tem os mesmos caracteres tanto para letras quanto para números.

E a gematria?

A cabala se divide em várias disciplinas e técnicas. A gematria é uma técnica pela qual se soma as letras de uma palavra ou nome (o que é possível por serem as letras também números no alfabeto hebraico) para se extrair um número que a represente. Termos ou nomes com os mesmos números finais seriam correlatas. Em termos mais simples, pode-se dizer que a gematria é a forma judaica/cabalística de numerologia, a qual só faz sentido se aplicada ao alfabeto hebraico. Não há porque se fazer aproximações ou adaptações do hebraico para outra língua, pois a língua hebraica tem seus próprios sons, e não abrange sons e letras do alfabeto latino, por exemplo. Daí que o uso da gematria para quem não é judeu e educado em hebraico seria o mesmo que tentar adaptar o alfabeto japonês para extrair cálculos na língua portuguesa - um disparate.

E qual a relação da gematria com a numerologia?

Sendo a cabala, e a gematria por tabela, objeto de estudo por místicos de todas as filosofias, nacionalidades e credos, inicialmente usava-se o esdrúxulo método de aproximação entre o hebraico e outras línguas para se fazer a conversão das palavras e nomes em números, e assim interpretá-los. Como este método logo se mostrou frustrante e artificial, principalmente porque sons e letras do alfabeto latino/romano tinham de ser omitidos, já que não havia correspondentes em hebraico, naturalmente se chegou à idéia de aproveitar o princípio da gematria, ou seja, a unificação entre letras e números típica do alfabeto hebraico - que é a base da gematria e uma das bases da cabala em si. Assim foi lançada a semente da numerologia, um conhecimento esotérico ocidental e voltado para o alfabeto latino/romano. A numerologia é um sistema moderno e ainda em desenvolvimento, que vem sendo moldado através da pesquisa de estudiosos e praticantes. Pode-se dizer então, que não existe uma numerologia cabalística, e sim que a numerologia é uma ramificação, uma descendente da cabala.

Recado aos leitores

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas de todo o Brasil. É muito satisfatório receber o apoio e ser alvo do interesse de tanta gente, o que muito me honra. Há muita gente interessada em buscar mais da numerologia que uma fútil e inócua mudança de nome, ou que improváveis números da loteria. Muitas pessoas querem encontrar na numerologia uma fonte de autoconhecimento, o que é louvável e muito me alegra, já que venho lutando há muitos anos para desmistificar este conhecimento, ressaltando seu lado mais racional.

Contudo, este espaço no Vya Estelar naturalmente não se propõe a esgotar todas as explicações sobre o tema, o que nem mesmo um livro inteiro pode fazer. Muitas vezes, recebo pedidos de análises de nomes e mapas numerológicos, e peço aos leitores a compreensão de que seria humanamente impossível atender a todos e fazer cálculos ou mapas para todos aqueles que solicitam tais coisas. Nem que eu dedicasse meus dias inteiros a tal missão impossível seria capaz de atender a todos, por razões óbvias. Sendo assim, peço a compreensão dos caros leitores neste sentido - ressaltando que me encontro à disposição para tirar dúvidas e ajudar no que estiver ao meu alcance. Mensagens e críticas são bem-vindas, bem como sugestões de pauta para a coluna. Este artigo sobre a relação entre numerologia e cabala mesmo nasceu como resposta a inúmeras mensagens questionando sobre o tema.