JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, IRMANDADES, SISTEMAS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS OU FORMAS DE GOVERNO

Aizenkai (Associação Universal de Amor e Fraternidade)

COMPROMISSO FUNDAMENTAL

Esta associação compromete-se a dedicar seus melhores esforços para levar adiante a causa da fraternidade universal, realizar a amizade e a união entre os homens e criar um mundo de luz repleto de alegria e felicidade por toda a eternidade.

Acima de tudo, os homens são por natureza irmãos e de uma mesma família. Do fundo da alma de todos os homens emana um desejo de retornar a este princípio básico, o mais alto ideal da humanidade. Apesar disso, nos últimos anos tem havido mudanças repentinas nas condições sociais para pior, a moral pública tem se tornado ainda mais corrupta e os corações dos homens têm endurecido – uma tendência realmente grave. Se o mundo seguir neste caminho, o futuro certamente nos dará uma lição muito dura.

Assim, de modo a escapar desta calamidade, devemos avançar para transcender todas as barreiras humanas tais como diferenças de raça, nacionalidade e religião e despertar para a nobre causa da fraternidade universal. Ao mesmo tempo, devemos continuar a construir um mundo de compreensão e esclarecimento para sempre na Terra. Por essas razões esta associação foi estabelecida.

9 de junho de 1925

Transcendendo diferenças de raça, nacionalidade e religião, 280 representantes das religiões mundiais reuniram-se no Santuário Choseiden da Oomoto, em Ayabe, onde conversaram e uniram-se numa oração pelo eterno florescimento da humanidade e da Terra.

PRINCÍPIOS BÁSICOS

O mundo é um e todos os homens são naturalmente irmãos.

Guerra e violência devem ser tornados impossíveis.

Males sociais e suas causas, tais como o egoísmo ou a opressão do mais forte sobre o mais fraco, devem ser erradicados.

Aprender a respeitar toda a humanidade e viver na alegria do trabalho.

Aprender a amar a natureza e proteger a vida e a saúde.

Respeitar todas as culturas nativas, enquanto empenhar-se pela compreensão e troca internacional.

Decidir-se a realizar o ideal da paz mundial, baseada em uma compreensão da origem comum de todas as religiões e no amor e fraternidade universais.

------------------------------------------------------------------------------

O MOVIMENTO AIZENKAI

O Jinrui Aizenkai (Associação Universal de Amor e Fraternidade) é uma organização ideológica e cultural que promove um movimento espiritual que empenha-se em realizar a paz mundial e a felicidade de todas as pessoas neste planeta, sem discriminações baseadas em raça, nacionalidade, religião ou crença.

Esta associação foi fundada em 9 de junho de 1925 pelo Mestre Onisaburo Deguchi, primeiro guia espiritual do Aizenkai. Atualmente, o Aizenkai é conduzido pela quarta guia espiritual da Oomoto, Sra. Kiyoko Deguchi, e está executando atividades que estão merecendo o elogio de muitas pessoas, tanto no Japão como no exterior. Sua Sede Central está localizada em Kameoka, Japão. Hoje existem 530 filiais do Aizenkai, supervisionadas por 53 conselhos no Japão. No exterior existem 31 filiais, incluindo 2 centros no Nepal, uma Sede para a América do Sul no Brasil estabelecida em 1986 e um escritório nacional na Índia. Outras filiais estão localizadas em Sri Lanka, Filipinas, Ponpei, Nigéria e Hong Kong.