JURA EM PROSA E VERSO

RELIGIÕES, FRATERNIDADES E SISTEMAS FILOSÓFICOS OU POLÍTICOS

Adventismo

O Adventismo é um conjunto de crenças religiosas surgidas a partir do Movimento Millerita da década de 1840.

Índice

1 Origens

2 Doutrina

3 Denominações

4 Ligações externas

5 Citação

Origens

A fundação do adventismo está associada a um período de efervecência religiosa nos Estados Unidos no final do século XVII e primeira metade do século XIX, no nordeste dos Estados Unidos. Deste modo, o surgimento das Sociedades Bíblicas, o não conformismo com o sistema religioso estabelecido, reuniões de reavivamento (revivals), o estilo evangelístico e proselitista de religião permitiram o surgimento do movimento baseado na interpretação das profecias de Daniel 7 e 8 por William Miller e outros líderes religiosos estabelecendo o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo para 1844. O adventismo divide raízes com a "New School Presbyterianism" (Nova escola do Presbiterianismo), Mormonismo e outras manifestações cristãs não-conformistas no que ficou conhecido como o "The Burned-Over District", (em Inglês, "a região tomada pelo fogo").

Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso, embora o mesmo não tivesse uma organização eclesiástica formal, e tivesse pessoas das mais diferentes vertentes protestantes. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo.

Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, um desses grupos menores formou a Igreja Adventista do Sétimo Dia, hoje presente em mais de 100 países, com mais de 14 milhões de membros.

Doutrina

A ênfase da doutrina Adventista é o retorno iminente de Jesus Cristo. Os diversos grupos adventistas possuem variações em alguns pontos doutrinários: alguns creêm no sono da alma entre a morte e a ressureição; outros incluem a guarda do sábado e a regulação dietária em suas crenças.

Denominações

Existem hoje diversas denominações religiosas que se enquadram no adventismo. As principais comunidades são:

Adventismo Dominical

Igreja Cristã do Advento

Adventismo do Sétimo Dia

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma

Igreja Adventista da Completa Reforma

Igreja Adventista da Promessa

Igreja Adventista Brasileira

Igrejas de Deus Adventistas

Conferência Geral da Igreja de Deus (Adventista)

Igreja de Deus (7.º Dia)

Igreja de Deus Mundial

Igreja de Deus Israelita

Alguns cientistas da religião classificam os Testemunhas de Jeová e outros grupos de Estudantes da Bíblia como Adventistas.

Ligações externas

Portal da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Igreja Adventista da Promessa

Adventista - Movimento de Reforma

Citação

“Por isso YHWH o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de o Eterno que salva se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de YHWH, que o Eterno que salva, o consagrado, é Senhor.”

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Adventismo"

Categoria: Adventistas