JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Massa Folhada Básica

Preparo:1 1/2 hora

Rendimento: 1 Kg de massa folhada usada para fazer salgadinhos, doces, tortas

Ingredientes: 1/2 kg de farinha de trigo 1 pitada de sal 400 g de manteiga ou margarina farinha de trigo para polvilhar.

1) Peneire a farinha de trigo e faça uma cova no centro. Junte o sal, 50 g de manteiga e, aos poucos, 1/2 xícara (chá) de água, até ligar toda a farinha. Amasse e sove até que a massa desprenda do mármore. Cubra-a e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.

2) Abra a massa em forma de retângulo. Coloque o restante da manteiga no centro e vire as quatros pontas da massa, sobrepondo-as de forma a fechar a manteiga em envelope. Passe o rolo por cima, comprimindo ligeiramente para fechar bem. Cubra a massa com um guardanapo úmido e enfarinhado e leve à geladeira por 10 a 20 minutos.

3) Abra novamente a massa com o rolo, agora em sentido contrário. Torne a dobrar em quatro e passe o rolo por cima. Cubra com o guardanapo e leve de volta à geladeira, por mais 20 minutos. Repita a operação mais duas vezes.

4) Coloque a massa num saco plástico e leve à geladeira; no momento de usá-la, abra-a sobre o mármore na espessura desejada. Corte-a de cima para baixo, não puxando a faca.