JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Peixe a Imperador

Ingredientes:

1/2 kg de filés de peixe (pescada, linguado, etc.), temperados com sal e limão a gosto

1 cebola grande e 2 dentes de alho picados e fritos em 1/2 xícara de óleo

3 tomates sem pele em pedaços

Ingredientes: molho

1 cebola e 1 dente de alho, picados fritos em 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

4 colheres de sopa de maizena

1 litro de leite

2 gemas

noz moscada ralada, sal e pimenta do reino a gosto

ovos cozidos, cortados em rodelas

queijo parmesão ralado

 

  Peixe: Tempere os filés e deixe de molho durante 2 horas. Numa panela, frite no óleo a cebola e o dente de alho, junte os temperos e refogue durante 5 minutos.

Adicione o peixe e cozinhe numa panela tampada, em fogo brando, durante 20 minutos. Retire do fogo, desfie e o peixe e misture com o molho do cozimento. Reserve.

Molho: Numa panela, refogue na manteiga ou margarina a cebola e o dente de alho. Dilua a maizena num pouco de leite, adicione o restante do leite, as gemas e misture bem. Junte ao refogado e cozinhe, mexendo até engrossar. Retire do fogo e tempere com noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto. Unte com manteiga uma fôrma refratária e despeje uma camada de molho. Cubra com uma camada de filés de peixe reservados, uma camada de ovos cozidos e azeitonas à vontade.

Polvilhe com queijo parmesão ralado e cubra com outra camada de molho. Por último, termine o prato com uma camada de filés de peixe e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno bem quente durante mais ou menos 5 minutos. Sirva com arroz.