JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Panetone Francês 

Ingredientes: 

½ quilo de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite morno 

½ colher (chá) de sal 8 gemas 

250 g de frutas cristalizadas picadas embebidas em rum 

50 g de uva passa sem semente 

1 lata de creme de leite 

100 g de açúcar 

Raspas de 1 limão

Modo de preparar: 

Dissolva o fermento no leite morno, acrescente 150 g (ou 1 xícara rasa de chá) de farinha de trigo, misture bem e deixe fermentar.Numa tigela coloque o creme de leite, as gemas, o açúcar, o sal e a manteiga, batendo estes ingredientes até que fiquem bem misturados. Junte o restante da farinha de trigo, amassando bem.

Quando a primeira massa (de fermento, farinha e leite) estiver bem crescida, misture a Segunda massa (de creme, gemas, manteiga, etc.) trabalhando as duas massas em pedra de mármore, até que se desprenda facilmente das mãos.Misture as frutas cristalizadas picadas (que devem Ter ficado embebidas em 1 ½ xícara de chá de rum desde a véspera), uvas passas e as raspas de limão, e torne a levar a um lugar quente para crescer durante aproximadamente meia hora.

Leve novamente à pedra de mármore, batendo por mais 15 minutos. Despeje em seguida em uma ou mais formas próprias (que pode ser substituída por lata vazia de leite em pó sem as bordas).Deixe crescer por mais 40 minutos aproximadamente. Pincele com gema a superfície do panetone e com uma faca afiada corte o centro em forma de cruz. No meio ponha um pedaço de manteiga. Leve ao forno quente.