JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Massa para Pão de Hamburguer ou Hot Dog

 

1 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida (50g)
4½ xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1½ colher (chá) de sal
1 ovo extra
  Numa panelinha, coloque o leite, a água e a manteiga e leve ao fogo até ficar morno.
Numa vasilha grande, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, o fermento seco, a açúcar e o sal. Despeje o leite morno e o ovo e mexa bem. Vá adicionando 1/2 xícara de farinha de trigo por vez até começar a ficar muito pesado para misturar. Despeje a massa na mesa levemente enfarinhada e comece a sovar até ficar lisa e elástica (cerca de 10 a 15 minutos). A massa é bem pegajosa mas resista à vontade de colocar mais farinha para não deixar o pão pesado depois. Vá sovando que a massa vai "secando" e desgrudando das mãos.
Na receita original, a partir daqui já se divide a massa em 12 porções e modela em bolinhas levemente achatadas. Deixe fermentar por 35 a 40 minutos e asse em forno preaquecido a 200˚C por 10 a 12 minutos.
Eu já fiz da minha maneira de sempre, depois de sovada, modelei a massa numa bola e coloquei de volta na vasilha. Cobri com filme plástico e pano de prato e deixei descansar até dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos). Dei alguns soquinhos na superfície para retirar o gás acumulado e tirei da vasilha. Dividi a massa em 12 porções e modelei em bolinhas. Cobri com um pano de pano molhado e bem torcido e deixei descansar por 10 minutos. Modelei novamente em bolinhas, coloquei numa assadeira untada e enfarinhada e dei uma leve achatada. Fiz o mesmo com o restante das bolinhas, deixando uma distância de 5cm entre uma bolinha e outra. Cobri com filme plástico bem frouxo mais o pano de prato úmido e deixei fermentar mais 25~30 minutos. Se quiser, pincele ovo batido e jogue um pouco de gergelim branco na superfície antes de levar ao forno preaquecido a 200˚C por cerca de 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar sobre uma grade.
Para fazer pão para hot dog, depois de modelar as bolinhas, abra cada uma num retângulo de 15x10cm e enrole como rocambole. Deixe fermentar e asse.