JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

DEZ TIPOS DE SANDUÍCHES

1. SANDUÍCHE DE RICOTA
Ingredientes: 

2 fatias finas de ricota fresca 2 fatias finas de tomate 2 colheres de cenoura ralada 3 folas de alface 1 fatia de pão de sua preferência hortelã e sal a gosto 

Modo de Fazer: 

Amasse a ricota e tempere com sal e hortelã picada. Corte o tomate em cubos. Misture a ricota o tomate e a cenoura e sirva com alface picada e pão.

2. SANDUÍCHE SÍRIO DE FRANGO
Ingredientes: 

3 colheres de peito de frango 2 fatias de tomate 2 colheres de cenoura ralada 1 fatia de cebola 3 folhas de alface 1 pão sírio orégano, sal e limão 

Modo de Fazer: 

Lave o frango e tempere com limão e sal. Coloque em uma panela e refogue com um pouco de água, após refogar acrescente água e deixe cozinhar em pressão por 20 minutos. Deixe o frango esfriar e desfie. Rale a cenoura, pique a cebola e corte os tomates em cubos. Misture o frango desfiado, e os demais ingredientes. Monte no pão sírio e sirva com alface.


3. SANDUÍCHE MEXICANO
Ingredientes: 

2 colheres de sopa cheias de carne moída 1 fatia de tomate 4 folhas de alface 1 fatia de cebola 1 pão sírio sal, orégano e salsinha 

Modo de fazer: 

Refogue a carne moída com a cebola, sal e salsinha a gosto. Corte o tomate em cubos e acrescente à carne cozida. Monte o sanduíche no pão sírio e seiva com alface picada.


4. BAURU
Ingredientes 

Rosbife: 1,500 kg de contra-filé bem limpo, sem gorduras ou nervos sal e pimenta do reino a gosto 2 cebolas médias picadas 3 colheres de sopa de vinagre 4 colheres de sopa de óleo 4 colheres de sopa de manteiga 1 frigideira grande de fundo grosso 

Modo de fazer: 

Tempere o contra-filé com sal e pimenta do reino. Coloque em uma vasilha e junte a cebola e o vinagre. Deixe descansar por 2 horas. Amarre o contra-filé, com barbante, para ele ficar bem firme. Esquente a manteiga e o óleo na frigideira e frite o contra-filé no fogo médio durante 15 minutos de cada lado. Deixe esfriar, corte em fatias bem fins e sirva.

 Ingredientes Bauru: 

300 grs de rosbife 4 pães franceses 100 grs de queijo de boa qualidade 100 grs de queijo Ementhal 16 fatias de tomate 12 fatias de pepinos em conserva sal a gosto 1 panela de superfície anti-aderente, de preferência 

Modo de fazer: 

Disponha os rosbifes nos pães. Derreta os queijos na panela. Coloque 1 xícara de café de água para facilitar. Misture bem os queijos, deixe derreter, ajudando com um garfo. Coloque os queijos sobre o rosbife. Disponha também as fatias de tomate e, finalmente, os pepinos. Se quiser salgue levemente o tomate e o pepino por cima. Sirva imediatamente, com os queijos bem quentes.

5. SANDUÍCHE DE PERU DEFUMADO COM MOLHO DE ALCAPARRAS
Ingredientes 

Molho de Alcaparras: 

3 gemas de ovos cozidos 2 colheres de chá de mostarda ½ dente de alho bem picadinho 1 colher de chá de salsa picada 2 colheres de sopa de azeite de oliva ½ colher de sopa de vinagre de vinho branco 1 colher de sopa de suco de limão ½ colher de sopa de alcaparras bem picadinhas sal e pimenta do reino branca a gosto 

Modo de fazer: 

Amasse bem as gemas de ovos com o auxílio de um garfo. 

Acrescente a mistura, a mostarda, o alho e a salsa.

 Continue mexendo e misture aos poucos, o azeite, o vinagre e o suco de limão. Deve formar uma pasta. 

Junte a alcaparra. Salgue e apimente. Coloque esse molho na geladeira durante 1 hora. 

Ingredientes para montagem do sanduíche: 

250 grs de peito de peru defumado 

4 pães franceses 

1 colher de sopa de manteiga

 4 folhas grandes de alface 

Modo de fazer: 

Corte o peito de peru em fatias. Reserve.

 Separe as metades dos pães e retire um pouco de miolo da parte superior.

 Passe manteiga nos pães e distribua o peru defumado. 

Retire a pasta de alcaparras da geladeira e passe sobre o peru. 

Finalmente, coloque as folhas de alface, feche os sanduíches e sirva.

6. SANDUÍCHE DE PEITO DE FRANGO COM AROS DE CEBOLA TIROLESA
Ingredientes: 

2 peitos de frango bem grandes 1 litro de caldo de frango para cozinhar os peitos sal e pimenta do reino branca a gosto 2 cebolas médias 1 xícara de chá de cerveja óleo suficiente para fritar as cebolas 3 colheres de sopa de farinha de trigo 4 pães franceses 1 colher de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de passas sem sementes 4 folhas de alface 

Modo de fazer:

Primeiro, cozinhe os peitos de frango no fogo baixo por 1 hora e 15 minutos, no caldo de frango. Retire e deixe esfriar. Tire as peles e destaque os 4 filés dos ossos. Corte em diagonal, em escalopes bem fininhos. Salgue, apimente e reserve. Prepare as cebolas. Corte as cebolas em fatias finas. 

Depois, desfaça as fatias, formando aros. Deixe os aros de cebola de molho na cerveja durante 40 minutos. Esquente bem o óleo numa panela média. O óleo deve ser suficiente para que os aros de cebola fiquem boiando. Escorra, seque e passe ao aros de cebola pela farinha de trigo. 

Retire o excesso e frite aos poucos, por etapas, para que elas não se juntem, não grudem uns nos outros. A medida que forem ficando dourados, tire da fritura com uma escumadeira e ponha no papel absorvente. Frite todas as cebolas, salgue e reserve. 

Como montar os sanduíches: 

Corte os pães e passe manteiga. Depois, coloque o frango fatiado ( 1 filé de frango, ou seja, meio peito, para cada sanduíche). Em seguida, junte as cebolas e as passas. Finalmente, coloque as folhas de alface. Verifique o tempero, feche o sanduíche e sirva.

7. SANDUÍCHE DE PRESUNTO E ESPINAFRE GRATINADO
Ingredientes: 

200 grs de espinafre (só as folhas sem os talos) Sal a gosto 100 ml de molho branco 1 ovo cozido bem picado 100 grs de queijo tipo estepe ralado grosso 50 grs de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa de manteiga amolecida, à temperatura ambiente 8 fatias de pão de forma 12 fatias finas de presunto 

Modo de fazer: 

Cozinhe primeiro o espinafre na água com sal. Cozinhe por 5 minutos, retire e passe pela água gelada para manter a cor. Esprema bem com as mãos para secar, pique e reserve. 

Misture bem o ovo cozido ao molho branco. 

Acrescente os queijos estepe e parmesão. Misture bem e reserve. 

Passe manteiga em 4 fatias de pão. Use o restante da manteiga para untar a assadeira. Deposite todas as fatias de pão na assadeira. 

Distribua o espinafre pelas fatias de pão com manteiga. Sobre o espinafre, coloque o presunto. 

Esquente o forno em temperatura moderada (cerca de 180ºC). Espalhe o molho branco com os queijos sobre os sanduíches e leve imediatamente o forno por 5 a 10 minutos. 

Quando o molho branco começar a dourar, está pronto. Retire do forno, feche os sanduíches com as fatias restantes e sirva bem quente.

8. PAN BAGNAT
Ingredientes: 

1 pão italiano comprido (cerca de 40 cm) 2 colheres de sopa de vinagre ½ xícara de chá de azeite de oliva 2 dentes de alho picado 12 filés de anchova dessalgados 4 tomates cortados em rodelas 4 cebolas médias cortadas em rodelas finas 2 pimentões vermelhos sem as sementes e cortados em tiras finas 2 talos de erva-doce picados 10 azeitonas verdes cortadas em lascas 10 azeitonas pretas cortadas em lascas

 Modo de fazer: 

Corte o pão ao meio no sentido de comprido e retire um pouco do miolo (não todo). 

Faça um molho vinagrete, misturando o vinagre, o azeite e o alho picado. Umedeça as fatias de pão com esse vinagrete. É bom não exagerar para não encharcar o pão. 

Se sobrar vinagrete, pode ser colocado ao lado, do sanduíche para cada um se servir à vontade. Depois, distribua os demais ingredientes por toda a extensão do pão. 

Feche o sanduíche, corte em 4 e sirva.

9. STEAK TARTAR COM GORGONZOLA
Ingredientes: 

500 grs de patinho bem limpo, sem gordura e sem nervos 2 colheres de sopa de cebola picada 1 colher de sopa de salsinha picada sal e pimenta do reino a gosto 2 colheres de sopa de gin 2 gemas 16 fatias de pão preto 1 colher de sopa de manteiga 100 grs de queijo gorgonzola 1 colher de sopa de vinagre 1/3 xícara de chá de creme de leite

 Modo de fazer: 

Primeiro prepare a carne. O ideal é picar com a faca. Corte em bifes fininhos e depois pique bem miudinho. 

Se não der, passe pela máquina de moer e moa bem grosso. Reserve. 

Prepare o tempero: misture a cebola, a salsinha, salgue, apimente e reserve. Coloque a carne numa superfície lisa e junte o tempero. Misture muito bem. 

Em seguida, acrescente o gin, as gemas e torne a misturar, formando o steak tartar. Passe manteiga em 8 fatias de pão preto e, em seguida uma camada de steak tartar. 

Prepare, então, o molho de gorgonzola: leve o queijo ao liquidificador e bata com o vinagre.

 Acrescente, aos poucos, o creme de leite, até conseguir um molho bem grosso, mas firme. Passe este molho de gorgonzola sobre o steak tartar, feche os sanduíches com as fatias restantes e sirva.

10. SANDUÍCHE CROCANTE
Ingredientes: 

30 fatias de torradas grande 2 colheres de sopa de óleo 2 dentes de alho amassado 1 cebola média picada 1 peito de frango médio 1 tomate picado sal, pimenta do reino e salsa a gosto 200 grs de requeijão (tipo catupiry) ovos e queijo parmesão ralado, para empanar óleo para fritar 

Modo de fazer: 

em uma panela, aqueça o óleo, doure o alho, a cebola e refogue o peito de frango. Junte o tomate, mexa bem, junte os temperos, um pouco de água, se necessário, e deixe cozinhar. Depois de cozido e frio, retire a pele e desfie o frango bem fininho.

 Adicione o requeijão ao frango desfiado, misture bem e reserve. Umedeça as torradas em água para que possam ser cortadas ao meio sem quebrar. 

Monte pequenos sanduíches, passando uma porção de recheio em cada pedaço de torrada e cobrindo o recheio com outro pedaço de torrada. 

Passe os sanduíches pelo ovo batido, pelo parmesão ralado e novamente pelo ovo. 

Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente e passe novamente pelo parmesão.

 Sirva em seguida.