JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

 

SALADAS (14 TIPOS DIFERENTES DE SALADAS

VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA OS SEGUINTES TIPOS DE SALADAS

SALADA COLORIDA, SALADA DE CONCHINHAS, SALADA DE MACARRÃO E ATUM, SALADA DE FEIJÃO BRANCO, SALADA DE AGRIÃO, SALADA DE DUETOS DE ENDIVAS(só Deus sabe o que é isto!!!), SALADA FÁCIL, SALADA GELADA, SALADA DE REPOLHO, SALADA EXÓTICA COM BERINGELA,SALADA MISTA, SALADA DE ARROZ COM LEGUMES, SALADA DE GRÃO DE BICO, E, POR ÚLTIMO, MESMO SEM SER SALADA, SANDUÍCHE NATURAL DE ATUM

1.SALADA COLORIDA
Ingredientess: 1.200 kg de batatas fritas passadas no ralo grosso 2 cenouras não muito cozidas, passadas no ralo grosso ½ pimentão verde ou vermelho, cozido e picado (opcional) 3 folhas de salsão, picadas bem miúdo 2 maças (uma vermelha e outra verde) picadas em quadradinhos, com a casca 1 lata de ervilha 15 nozes ou 20 castanhas do pará, descascadas e picadas 2 peitos de frango cozidos 200 grs de presunto cortado bem fininho 1 cebola grande ralada suco de 2 limões sal à gosto óleo de milho 6 colheres de sopa de maionese pimenta do reino à gosto Modo de fazer: Frite as batatas de véspera e guarde em uma vasilha com tampa, hermeticamente fechada. Se desejar, pode também fritar as batatas oito horas antes de servir a salada. Misture todos os outros ingredientes. Na hora de servir, misture com as batatas fritas.

2. SALADA DE CONCHINHAS
Ingredientes: Molho de caril (curry): ½ xícara de chá de maionese 1 colher de chá de mostarda 1 colher de chá de caril (curry) em pó ¼ xícara de suco de limão 2 dentes de alho bem amassados ½ xícara de chá de queijo prato ou provolone ralado Para o macarrão: 250 grs de macarrão tipo conchinha água fervente 2 cubos de caldo de galinha ½ xícara de chá de amendoim descascado, salgado e picado ½ xícara de pimentão vermelho picado ½ xícara de chá de cebolinha verde (só a parte verde picada) 1 lata de ervilhas 1 lata de atum (opcional) 3 ovos cozidos duros, cortados em rodelas finas Modo de fazer: Faça o molho: numa tigela bem a maionese, o caril, a mostarda, o suco de limão e o alho. Junte o queijo e mexa. Para o macarrão: num caldeirão , cozinhe o macarrão na água fervente com o cubo de caldo de galinha até ficar "al dente". Escorra e enxague com água fria. Escorra novamente e coloque numa tigela grande. Junte o amendoim, o pimentão, a cebolinha e a ervilhas. Adicione o molho e misture cuidadosamente. Tampe e leve à geladeira por 3 horas ou deixe de um dia para o outro. Para servir, guarneça com as rodelas de ovos, e atum, se desejar.

3. SALADA DE MACARRÃO E ATUM
Ingredientes: 500 grs de macarrão parafuso Molho de atum: 2 latas de atum 1 colher de sopa de suco de limão 1 ½ xícara de chá de água 1 cubo de caldo de galinha ½ xícara de maionese ½ xícara de salsinha picada e anchovas para enfeitar Modo de fazer: Cozinhe o macarrão, escorra e reserve. Prepare o molho: Coloque no liquidificador o atum, o limão, o cubo de caldo de galinha dissolvido na água e bata bem. Numa vasilha grande, misture o macarrão, o molho de atum e a maionese. Leve à geladeira até que fique bem frio. Arrume numa saladeira e enfeite com a salsinha e as anchovas.


4. SALADA DE FEIJÃO BRANCO
Ingredientes: ½ de feijão branco cozido 1 pimentão vermelho sem sementes, cortado em tiras 1 pimentão verde sem sementes, cortados em tiras ½ xícara de azeitonas pretas sem caroço 6 colheres de sopa de óleo 1 ½ colher de chá de açúcar ½ colher de chá de sal pimenta do reino à gosto folhas de alface Modo de fazer: Numa vasilha, coloque o feijão branco cozido já frio. Acrescente os pimentões e as azeitonas pretas. Mexa cuidadosamente. Misture s demais ingredientes, batendo bem com um garfo. Junte à salada e misture. Coloque numa saladeira forrada com folhas de alface..

5. SALADA DE AGRIÃO
Ingredientes :2 xícaras de agrião ½ xícara de abobrinha em rodelas ¼ xícara de picles em rodelas Tempero: 1/3 xícara de iogurte natural 1 dente de alho picado 1 colher de sopa de suco de limão 1 colher de chá de endro picado sal e pimenta do reino à gosto 4 folhas de alface crespa
Modo de fazer: Numa saladeira, coloque o agrião, as rodelas de abobrinha e os picles. Numa tigela, misture o iogurte, o alho, o suco de limão e o endro. Tempere com sal e pimenta. Despeje o tempero por cima da salada. Sirva por cima do alface.

6. SALADA DE DUETOS DE ENDIVAS
Ingredientes: 1 pé de endiva crespa, cortada com a mão 3 pé de endiva bem picado 2 maças verdes picadas Tempero: 2 colheres de sopa de nozes picadas ¼ xícara de chá de azeite 2 colheres de chá de mostarda picante 2 colheres de sopa de vinagre de vinho 30 ml de vinho do porto 1 colher de chá de pimentas vermelhas amassadas sal e pimenta do reino à gosto Modo de fazer: Numa saladeira, junte as 2 endivas. Cubra com as maçãs. Num pequeno vidro com tampa, junte os ingredientes do tempero. Feche o vidro. Sacuda vigorosamente. Despeje o molho sobre a salada, mexa gentilmente. Sirva a seguir.

7. SALADA FÁCIL
Ingredientes: 2 xícaras de espinafre, talos removidos 1 pé de alface cortado com a mão 2 cebolinhas verdes picadas 6 flores de couve-flor escaldadas 4 rabanetes bem picados 1 talo de salsão bem picado 6 flores de brócolis escaldados Tempero: ¼ xícara de chá de vinagre 1 colher de sopa de açúcar 1/3 xícara de chá de catchup ½ xícara de óleo de milho sal e pimenta do reino à gosto Modo de fazer: Numa tigela junte os legumes. Refrigere por 1 hora. Num vidro com tampa, junte os ingredientes do tempero. Feche bem o vidro. Sacuda vigorosamente. Refrigere por 1 hora. Despeje o tempero sobre os legumes. Sirva.

8. SALADA GELADA
Ingredientes: 1 pé pequeno de alface crespa, cortada com a mão 280 grs espinafre fresco, talos removidos 284 ml ervilhas enlatadas e escorridas 2 xícaras de chá de queijo ralado 1 cebolinha verde picada 1 xícara de chá de bacon frito bem picado 6 ovos cozidos em rodelas Tempero: 1 xícara de chá de maionese 1 xícara de chá de coalhada ou iogurte natural 3 colheres de sopa de molho de soja sal e pimenta do reino à gosto Modo de fazer: Num pirex retangular, faça sucessivas camadas de alface, espinafre, ervilhas, queijo, cebolinha verde, bacon e os ovos. Numa tigela, misture os ingredientes do tempero. Despeje sobre a salada. Cubra com papel de alumínio. Refrigere por 12 horas. Sirva.

9. SALADA DE REPOLHO
Ingredientes: ½ xícara de óleo de milho ½ xícara de chá de vinagre ¼ xícara de chá de açúcar 1 colher de chá de mostarda 1 colher de chá de sal 1 colher de chá de sementes de salsão 1 repolho grande bem picado 1 cebola em rodelas 2 cenouras raladas 1 colher de sopa salsinha bem picada Modo de fazer: Coloque os ingredientes do tempero para ferver, em uma panela de 1,25 ml. Ferva por 1 minuto. Deixe esfriar. Refrigere por 2 horas antes de servir. Numa tigela para salada, misture os legumes e a salsinha. Despeje o tempero por cima da salada. Sirva a seguir.

10.SALADA EXÓTICA DE BERINGELA
Ingredientes: 1 xícara de chá de coalhada ½ colher de chá de mostarda picante 1 colher de chá de suco de limão ½ dente de alho amassado 1 pitada de pimenta do reino ¼ colher de chá de sal 1 abacaxi fresco 2 colheres de sopa de manteiga 2 ½ xícaras de chá de beringela com casca picada 2 ½ xícaras de chá de arroz cozido frio 1 xícara de chá de salsão em rodelas ½ xícara de cebolinha verde picada Modo de fazer: Numa tigela, misture os ingredientes do tempero. Reserve. Corte o abacaxi no sentido do comprimento, começando da coroa. Retire a parte dura do centro. Retire a polpa, procurando fazer conchas de abacaxi. Pique a polpa. Numa frigideira, derreta a manteiga. Doure a beringela. Numa tigela grande, misture o abacaxi picado e a beringela com o arroz, o salsão e a cebolinha verde. Junte delicadamente o tempero, misture bem. Coloque dentro das conchas do abacaxi. Sirva porções em frente aos convidado

11. SALADA MISTA
Ingredientes: 2 xícaras de broto de feijão 2 xícaras de espinafre 1 xícara de cogumelos frescos ½ xícara de cebolinha verde picada 3 talos de salsão picados 1/3 xícara de uvas-passas 3 ramos de salsinha picadas 1 xícara de sementes de girassol, sem sal Tempero: 3 colheres de sopa de óleo de soja 3 colheres de sopa de óleo vegetal 1 dente de alho picado 1 colher de chá de suco de limão Modo de Fazer: Misture os legumes, uvas-passas e salsinha. Junte a semente de girassol. Misture os ingredientes do tempero e na hora de servir despeje por cima da salada.

12. SALADA DE ARROZ COM LEGUMES
Ingredientes: 1 xícara de arroz cozido ¾ de xícara de cenouras picadas ¼ de xícara de salsão bem picado ¼ de xícaras de cogumelos picados ¼ de xícara de pimentão verde picado ¼ de xícara de pimentão vermelho picado ½ colher de chá de sal ½ colher de chá de curry em pó pimenta moída Tempero: 2 colheres de sopa de maionese 1 colher de chá de água 2 colheres de chá de mostarda Modo de Fazer: Misture o arroz, os legumes e os temperos. Misture os ingredeientes do tempero, despeje sobre o arroz e legumes. Sirva.

13. SALADA DE GRÃO DE BICO
Ingredientes: ½ xícara de grão de bico ½ xícara de salsão picado ½ xícara de tomates picados ½ xícara de pepinos sem casca e sementes picado 2 colheres de sopa de vinagre de vinho 1 colher de sopa de salsinha fresca 1 colher de sopa de suco de limão 2 colheres de óleo vegetal 1 dente de alho picado ½ colher de mostarda picante sal e pimenta Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes. Cubra, mexendo de vez em quando, deixe gelar.

14. SALADA CROCANTE
Ingredientes: 2 xícaras de arroz cozido 2 xícaras de espinafre picado 1 xícara de broto de feijão 3 talos de salsão em rodelas 1 xícara de cogumelos cortados em quatro 1 pimentão verde em tiras ½ xícara de cebolinha verde picada 1 xícara de amendoim 1/3 de xícara de uvas-passas 3 ramos de salsinha picados Tempero: ½ xícara de óleo de amendoim ¼ de xícara de molho de soja 1 dente de alho esmagado ¼ de xícara de pimenta-do-reino Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes, exceto o tempero. Misture separadamente os ingredientes do tempero, e 30 minutos antes de servir despeje o tempero sobre a salada.

15. SANDUÍCHE NATURAL DE ATUM
Ingredientes: 8 fatias de pão integral 1 lata de atum ½ cebola pequena ralada 3 colheres de sopa de salsa e cebolinha picada sal e pimenta do reino a gosto 4 colheres de sopa de maionese light 1 cenoura média ralada Modo de fazer: Faça um patê de atum, misturando o atum, a cebola, a salsa e a cebolinha, o sal, a pimenta e a maionese. Pegue 4 fatias de pão, passe sobre cada uma delas a pasta de atum, polvilhe com a cenoura ralada e cubra com outra fatia de pão. Embrulhe em papel alumínio e leve para a geladeira por 2 horas.