JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Mel - Você sabia?

Desde os mais remotos tempos da antiguidade o mel tem se apresentado como a grande solução alimentar para o homem.

É um dos alimentos mais ricos do mundo e é usado desde a pediatria até a geriatria, prolongando a vida, tonificando músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral.

É de assimilação instantânea pelo organismo sendo por isso recomendado para toda a insuficiência orgânica.

Aqueles que usam MEL continuamente são beneficiados por uma resistência incomum às doenças infecciosas bem como por uma vida isenta de dores e angústias causadas pelo mau funcionamento das funções vitais no organismo.

O mel é um produto biológico muito complexo a sua composição varia notavelmente como conseqüência da florada que lhe deu origem, e das condições climáticas de cada região.

A diferença entre um mel e outro resulta fundamentalmente da quantidade e qualidade de plantas que florescem e produzem néctar.

Em muitos casos há uma flora que predomina nitidamente em alguns méis, conferindo-lhes características muitos peculiares, com sabor e coloração .

Desta maneira, quando falamos "este mel é de eucalipto" queremos dizer que as abelhas utilizaram somente o néctar das flores do eucalipto, elaborando um mel com características próprias de cor, sabor e densidade; já o mel silvestre que é multifloral, mudará totalmente suas características de acordo com a vegetação da região e a época do ano que as abelhas visitarem as flores.

Lembre-se que somente o mel puro está sujeito à cristalização, dentro de um período de tempo variável, conforme o tipo de florada, época de colheita e principalmente da temperatura, você poderá aquecer o mel até no máximo 50ºC para torná-lo líquido novamente, no entanto, sugerimos o hábito de consumi-lo cristalizado para garantir as suas propriedades naturais.

Sempre dê preferência por um mel que destaque a florada predominante, com certeza você terá um paladar superior aos dos méis misturados e homogeneizados, como os que se vendem em supermercados.

Além disso, procure comprar diretamente de um apicultor profissional, pois ninguém melhor do que ele para tirar suas dúvidas sobre este maravilhoso alimento.

O mel quando coletado e manipulado dentro de normas que conservem suas propriedades naturais é composto basicamente por açucares, água, sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, proteínas e alguns segredos que o homem não consegue imitar.

VALOR NUTRITIVO DO MEL

1 Kg de MEL é igual a :

50 ovos

1,7 Kg de carne Bovina

90 bananas

5,4 Kg de maçãs

40 laranjas

2,6 Kg de peixe

750 g de queijo

5,6 litros de leite

900 g de cenoura

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO MEL

Levulose 40,5 %

Proteínas 1,5 %

Dextrose 34,0 %

Sacarose 1,9 %

Água 17,7 %

Cinzas 1,5 %

Enzimas e Vitaminas:

B, B1, B2, B5, B6, BC, C, G, H, PP 2,9 %