JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

COZINHA PARAENSE - TUCUPI - MANIÇOBA - TACACÁ

A cozinha paraense é considerada como a mais genuína cozinha do brasileira por não possuir influências europeias ou africanas. Os elementos encontrados na região, formam a base de seus pratos, o que deixa os gourmets maravilhados pela alquimia utilizada na produção destes pratos exóticos.

Os nomes dos pratos são tão exóticos quanto seu sabor, já que são de origem indígena, como por exemplo: maniçoba, tacacá, muçuã, mujica, carurú entre outros.

O tucupí, o ingrediente mais conhecido, é um caldo extraído da mandioca (tipo de raiz), considerado venenoso se ingerido crú, porém, fervido e temperado, dá um sabor especial aos pratos mais famosos da culinária paraense.

A maniçoba, feita da maniva (folha da mandioca), tem um sabor indescritível. É um prato que tem todos os ingredientes da feijoada com exceção do próprio feijão.

O tacacá é uma espécie de sopa contendo goma, tucupí, jambú (folha nativa, que deixa os lábios amortecidos) e camarão e é sevida em uma cuia, podendo ser encontrado em bancas de vendas de comidas típicas espalhadas pela cidade.