JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Sua majestade a Feijoada.

Os cardiologistas que nos desculpem, mas, feijoada é fundamental. Não há quem resista...

Não tem jeito melhor para preparar este acinte à boa forma do que em em uma caçarola de barro, deixando-a muito mais tradicional. Porém, atenção, o barro esquenta muito mais que as panelas convencionais e o risco de queimar o feijão é eminente. Começou a ferver, controle a altura da chama e dê sempre uma mexidinha com uma colher de pau para ver se não pegou no fundo. Vamos deixar de trololó e vamos lá...

A receita que segue é apenas uma base, pois cada um tem a sua predileta. Calcule uns 200 gramas de carne por pessoa. A combinação vai variar de acordo com o gosto e o bolso de cada um. Escolha pelo menos 5 tipos diferentes de carne, sendo ao menos 1 embutido:

- carne seca

- lombo salgado

- rabo, pé ou orelha salgada

- paio

- linguiça calabreza

- toicinho defumado

- lingua salgada

- costela salgada

Há quem coloque até carne fresca de boi (ponta de agulha ou paleta), para aquele pessoal que não come nada de porco.

- Feijão preto de excelente qualidade. Não faça economia, pois é ele quem dá alma à receita (100 g por pessoa).

- 1 xícara de arroz para cada 3 pessoas

- 1 maço de couve para cada 4 pessoas

- 1 laranja pêra para cada pessoa (pelo menos)

- farinha de mandioca flocada para a farofa

- manteiga para a farofa

- suco de 1 limão

- molho de pimenta vermelha

- umas 4 cebolas picadas

- uma cabeça de alho picado

- limão, açúcar, cachaça e gelo para a caipirinha

No dia anterior, coloque as carnes salgadas de molho na água limpa e filtrada, que deverá ser trocada ao menos quatro vezes antes de iniciar o preparo. Na noite anterior, escolha o feijão, lave em água corrente e coloque de molho (não precisa trocar a água).

Coloque as carnes na panela com água suficiente para cobrir. Quando começar a ferver, espere uns 10 minutos e escorra a água que estará com uma espuma branca, resultante da gordura que sai da carne.

Volte as carnes para a panela com água uns 4 dedos acima e acrescente o feijão e algumas folhas de louro. Quando começar a ferver, abaixe o fogo.

Vá observando se as carnes estão cozidas. Se precisar, retire-as com o auxílio de uma espumadeira e deixe o feijão cozinhando sozinho, até que fique macio. Descasque uma laranja, corte em rodelas, coloque na panela e, se você retirou as carnes, recoloque-as.

Em uma frigideira, coloque pedacinhos de toicinho, alho e cebola para fritar em um pouco de óleo de milho. Tempere com pimenta do reino, jogue um pouco do caldo do feijão, para limpar a frigideira e derrame tudo no caldeirão da feijoada. Mexa bem e deixe ferver por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo. Volte a aquecer somente na hora de servir. Se precisar, pode colocar um pouco mais de água, pois pode ser que o caldo do feijão esteja muito grosso.

Para o molho, esprema o suco de um limão, acrescente uma cebola bem picadinha, 1 colher de sobremesa de molho de pimenta vermelha, duas conchas de caldo de feijão, bata tudo no mixer ou no loquidificador. Se gostar, adicione mais pimenta.

Pique a couve bem fina e afervente-a rapidamente ou cozinhe-a no vapor. Coloque bastante alho e cebola picada para fritar em azeite. Quando estiver bem refogado, coloque a couve, tempere com sal e deixe fritar. Se precisar, regue com um pocuo mais de azeite. Você pode, no momento do refogado, acrescentar toicinho ou linguiça calabreza.

Ponha a manteiga na frigideira (umas 4 colheres de sopa) com um fio de azeite (para que não queime). Quando estiver quente, coloque toicinho picado, cebola, alho e sal. Quando tudo estiver bem refogado, coloque farinha de mandioca flocada, sempre mexendo, até obter o ponto desejado para a farofa.

Sirva as laranjas já descascadas, sem cortar, junto com a feijoada.

A caipirinha pode ser feita do seu jeito. Se quiser servir individualmente, para cada copo, descasque um limão, corte em quatro, retire o talinho do meio, coloque 2 colheres de sopa de açúcar e esprema com um "pau de cairirinha", ponha gelo picado e uma dose de pinga da boa. Agite em uma coqueteleira ou em dois copos "emborcados" um no outro. Antes de servir a feijoada, frite uns torresminhos e saboreie-os com a caipirinha.

Sirva com arroz branco. De sobremesa, frutas em calda são uma boa pedida, mas, só as laranjas já são mais que suficiente. Convide os amigos, ponha a música adequada e caia na tentação.