JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

Sarapatel de Carneiro

 

Ingredientes:

01 fissura de carneiro (conjunto de traquéia, pulmões e fígado), rim, tripas e coração.
500 ml de sangue de porco já cozido e coagulado
10 limões
02 cebolas grandes picadas
06 dentes de alho picados
01 molho de salsa picada
04 colheres de sopa de coentro picada
1/4 de xícara de chá de vinagre de vinho branco
04 pimentas-de-cheiro ou a mistura de cominho com pimenta
04 colheres de sopa de banha de porco
Sal qb
01 pimentão verde picado
Pimenta do reino moída na hora qb

 

  Modo de Preparo:

Lave bem os miúdos em água corrente,em seguida, coloque-os em uma panela e cubra com água, esprema dentro da panela o sumo de 6 limões, leve ao fogo e depois que levantar fervura (descarte a água), troque a água e esprema o sumo de outros 4 limões, deixe ferver novamente, descarte a água, pique os miúdos e coloque em uma vasilha , junte as cebolas, o alho, coentro, o vinagre, o pimentão verde e o cominho com pimenta.Reserve(deixe os ingredientes marinando na geladeira de um dia para o outro).
No dia seguinte, derreta a banha e refogue apenas os temperos do marinado (reserve os miúdos e o liquido), junte os miúdos, refogue bem e acrescente água e o liquido do marinado até cobrir os miúdos.Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de três horas ou até que os miúdos fiquem bem macios. Junte o sangue e deixe o caldo engrossar. Experimente o paladar e corrija o tempero se necessário (sal e pimenta-do-reino). Desligue o fogo e polvilhe salsinha picada, sirva acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca (Tabasco ou uma boa pimenta em conserva é fundamental).

OBS: O sangue é bom separar um pouco e passar no liquidificador para misturar com o sarapatel e depois cozinhar, isso vai fazer com que fique com a cor escura, da mesma forma que o original nordestino