JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

BOLO DE CAFÉ E CHOCOLATE

 

INGREDIENTES:

1/2 xícara de chá de café em infusão bem forte

1/2 xícara de chá de azeite de oliva espanhol

4 ovos

1 colher de chá de essência de baunilha

2 xícaras de chá de açúcar

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 xícara de chá de chocolate em pó

1/2 xícara de chá de leite

 

  MODO DE PREPARO:

Prepare a infusão de café bem forte e sem açúcar. Deixe esfriar.

Preaqueça o forno a temperatura média (180ºC).

Coloque na tigela da batedeira o azeite de oliva (reserve 1 colher das de sopa), as gemas e a essência de baunilha. Bata por 4 minutos ou até obter um creme. Junte o açúcar e bata mais 3 minutos ou até obter uma mistura cremosa e leve. Reserve.

Em uma outra tigela peneire a farinha de trigo com o fermento e o chocolate em pó (reserve 2 colheres das de sopa). Junte, aos poucos os ingredientes peneirados ao creme alternando com o café misturado ao leite. Mexendo sempre, mas sem bater. Reserve.

Coloque as claras em outra tigela da batedeira e bata até obter picos firmes. Incorpore-as à massa e misture delicadamente até ficar homogênea.

Com o azeite de oliva reservado unte uma assadeira (33 cm x 23cm), polvilhe a assadeira com 1 colher (sopa) de chocolate em pó reservado e despeje a massa.

Leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno. Desenforme ainda morno e polvilhe o chocolate em pó restante.

COMENTÁRIO:

Preparação ideal para quem gosta de um bolo de sabor de doce menos acentuado. A massa tem uma leve toque de café e uma presença marcante de chocolate tanto não sabor como na cor.

Rendimento: 12 pedaços de 75g

Tempo de preparo: 50 minutos

Calorias : 335 por fatia