JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

BOLO DE ROLO

 

Ingredientes:

Recheio:

01 Kg de Goiabada (de boa qualidade !)

6 colheres (sopa) de água

Massa:

½ Kg de Manteiga

½ Kg de Açúcar

½ Kg de Farinha de Trigo

8 claras de ovos e 12 gemas.

Polvilhar:

½ de xícara de açúcar cristal

½ xícara de queijo ralado (opcional)

 

 

Modo de Fazer:

Recheio: Pique a goiabada e coloque numa panela junto com a água. Leve ao fogo baixo e aqueça, mexendo sempre, até que a goiabada derreta e a mistura fique pastosa. Deixe esfriar e reserve.

Massa: bata bem, na batedeira, a manteiga, juntando o açúcar aos poucos. Continue batendo até que o açúcar dissolva (aproximadamente 5 minutos). Acrescente os ovos inteiros um a um e por último as gemas restantes e bata até obter um creme claro (mais ou menos 10 minutos). Junte a farinha de trigo, aos poucos, e continue batendo até que toda a farinha esteja bem incorporada à mistura de ovos.

Unte uma fôrma retangular de 28 x 42 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Despeje na fôrma 1 xícara da massa, em pequenas porções, e espalhe-a com uma faca ou espátula. A camada que você obterá é bastante fina, ficando com cerca de 1 cm de altura na forma.

Leve ao forno quente (200ºC), já pré-aquecido, e asse por 4 minutos ou até que a massa comece a soltar-se nas beiradas. A massa deve ficar macia, sem dourar. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato seco e polvilhado com açúcar cristal. Espalhe rapidamente uma camada fina da pasta de goiabada (se desejar, pode polvilhar também com um pouco do queijo parmesão). Com a ajuda do pano, enrole como um rocambole. Desenrole o pano e polvilhe-o novamente com açúcar cristal. Lave e unte novamente a fôrma e repita novamente à operação, espalhando uma nova porção de massa, assando e desenformando a segunda massa no pano (quando tiver mais prática, é possível realizar a operação com vários tabuleiros simultaneamente, o que dá maior agilidade no preparo).

Coloque agora o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente, só que de trás para frente. Repita esta operação até terminar a massa e o recheio. Dá oito camadas de massa. Deixe esfriar totalmente. Corte uma fatia nas duas extremidades para retirar as pontas da massa e dar acabamento ao bolo de rolo. Coloque num prato de servir, polvilhe com açúcar cristal e corte em fatias bem finas. E bom apetite!