JURA EM PROSA E VERSO

BEBIDAS

Quentão (Duas receitas)

"Como é isso aí de quentão?" - sempre ouvimos esta pergunta, quando em passeio no Nordeste, onde quase ninguém conhece, apesar das festas juninas serem tão importantes quanto o Carnaval..

Difícil é explicar, para quem, mesmo no inverno, tem aquele clima quente, o que faz com que o pessoal das regiões mais frias, não consiga conceber os festejos, sem essa bebida. Quando se fala sobre os ingredientes, dizem que é chá... Até pode ser, mas que é bom, isso, não duvidem.

A receita? Cada um tem a sua... Veja a nossa:

QUENTÃO

- 1 garrafa de cachaça (600 ml)

- 600 ml de água

- 1/2 kg de açúcar

- casca de um limão

- 50 gr de gengibre em pedacinhos

- cravo da índia

- canela em pau

- 1 maçã cortada em pedacinhos

- casca de duas laranjas (também podem ser usadas cascas de mexerica, mas só da "verdadeira", aquelas de casca bem fina , pois as outras deixam amargo)

Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água.

Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir.

dicas:

Nunca deixe os "temperos" dentro do quentão. Depois que estiver pronto, coe-o.

QUENTÃO II

- 1 garrafa de cachaça (600 ml)

- 600 ml de água

- 1/2 kg de açúcar

- casca de duas laranjas

- casca de um limão

- 50 gr de gengibre em pedacinhos

- cravo da índia

- canela em pau

- 1 maçã cortada em pedacinhos

Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e, em seguida, acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir.