JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

PATO REGADO À CERVEJA

 

Ingredientes: Um pato com cerca de 1,8 à 2 Kg., uma cebola inteira, um dente de alho amassado, uma colher de chá de pimenta do reino em grão, uma e meia colher de sopa de sal.

 

Ingredientes para o molho: duas colheres de sopa de manteiga, uma xícara de farinha de trigo, dois tabletes de caldo de carne, uma cebola, quatro dentes de alho, uma xícara de café de cerveja, quatro colheres de sopa de açúcar, meia xícara de chá de vinho tinto seco, quatro xícaras de chá da água de cozimento do pato.

  Modo de preparar: Corte o pato em pedaços separando peito e pernas. Cozinhe estas partes com a cebola, o alho, a pimenta do reino e o sal durante aproximadamente uma hora. Retire as coxas as sobrecoxas e o peito e deixe esfriar. Retire a pele e desosse. Reserve a carne desossada , a carcaça e a água do cozimento.

 

Como fazer o molho: Doure a cebola picada e o alho na manteiga. Dissolva o caldo de carne na água da fervura do pato reservada. Queime o açúcar e o misture ao caldo. Engrosse o caldo com farinha de trigo. Bata no liquidificador. Aqueça juntamente com a carne do pato, adicionando a cerveja pouco antes de ferver.

Servir com repolho roxo, refogado na manteiga com uma colher de sopa de açúcar, uma maçã e uma cebola picadas, e meia xícara de cerveja