JURA EM PROSA E VERSO

RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA

AVESTRUZ AO CREME

 

INGREDIENTES:

4 escalopes de avestruz de 150 gr cada

1/2 cebola picada

1 ramo de salsinha e um pouco mais a granel

1 ramo de tomilho

1 ramo de alecrim fresco

1 ramo de sálvia

2 gotas de tabasco

3 colheres de sopa de manteiga

1 copo de creme de leite fresco

2 gotas de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de grãos de pimenta rosada

Pimenta branca moída na hora

Sal

 

  MODO DE PREPARO:

Picar a salsa, desfolhar o tomilho e misturar com a pimenta branca. Passar esta mistura nos filés de avestruz, uniformemente. Em uma frigideira, derreter metade da manteiga e fritar a cebola junto ao que sobrou da mistura acima, dourando por 1 minuto.

Acrescentar os filés (dois de cada vez) e dourar cada lado por 1 minuto. Retirar a carne da frigideira. Em uma travessa untada com o que restou da manteiga, as gotas de tabasco e o restante da salsa, colocar os filés e levar ao forno pré-aquecido (220°) por 6 a 8 minutos.

Enquanto isto, na frigideira onde foram dourados os filés, colocar o creme de leite e esquentá-lo em fogo lento. Acrescentar sal a gosto e despejar o molho sobre os filés.

Decorar com a pimenta rosada, salsa, sálvia, tomilho e alecrim fresco. Sirva a seguir acompanhado por arroz timbale.

Arror timbale leva açafrão, banana da terra frita em cubos, manteiga e uva passa branca.

Curiosidade:

A avestruz é a maior das aves que vivem hoje no planeta, originária da África do Sul, sua carne além de exótica e saborosa, possui um sabor próximo a carne bovina, levemente adocicada, sendo extremamente tenra e macia. Do ponto de vista nutricional, tem baixo valor calórico e excelente fonte de proteínas. Possui altos valores de ferro, fósforo, cálcio e magnésio. É pobre em colesterol e gordura saturada, com alto teor de ômega 3 e 6 que ajudam a diminuir o colesterol no sangue.