JURA EM PROSA E VERSO

PAIS E FILHOS - RELACIONAMENTO

QUANDO AINDA NÃO É HORA DE FAZER AMOR

(Texto às meninas - Revista Escola de Pais nº 8 // Seccional de Salvador-BA - Outubro de 1987)

Como tudo na vida, sexo também tem um tempo certo para acontecer. Uma decisão precipitada pode comprometer seu futuro e sua felicidade. Saiba quando é melhor esperar.

Sexo pode ser uma das maiores alegrias da vida, uma expressão maravilhosa do amor, carinho e calor humano. Mas, quando acontece na hora errada, no lugar errado, e com a pessoa errada, pode tornar-se um desastre.

Veja aqui 12 boas razões para adiar o início de sua vida sexual até que você esteja absolutamente segura do que deseja.

1)

Você não se sente preparada. As razões podem variar, mas a sensação é a mesma: medo. Enquanto suas amigas estão ansiosas para fazer amor pela primeira vez, a idéia a deixa apavorada.

Neste caso, se você se sente assim, respeito seus sentimentos.

Alguma ansiedade é normal nessa hora, mas seu medo talvez esteja lhe dizendo outras coisas: que você estaria indo contra seus valores se tivesse que fazer sexo agora, ou talvez que o parceiro ou as circunstâncias não estejam adequados.

2)

Você deseja casar virgem.

Se o sexo antes do casamento vai contra sua religião e/ou seus valores familiares, não vale a pena violentar-se. a culpa e a ansiedade poderiam estragar tudo. Para que se expor a uma experiência emocional negativa?

3)

Ele é seu primeiro amor.

Cuidado! A gente fica particularmente vulnerável às mágoas quando nossos sentimentos são muito fortes e novos.

Perder o primeiro namorado é sempre doloroso, mas a dor será ainda mais intensa se vocês já tiverem ido para a cama juntos. Construir uma relação estável e profunda é fundamental antes de começar uma vida sexual.

4)

Ele está pressionando você.

Se ele realmente gosta de você, irá respeitar seus valores sexuais.

Cuidado com o garoto que ignorar seus sentimentos e tentar mudá-los, construindo armadilhas para vocês fazerem sexo antes que você se sinta preparada para isso.

5)

Você teme visitar um ginecologista.

Se falta coragem para procurar um médico e escolher um método anticoncepcional, você não pode fazer sexo ainda.

Quem se arrisca a colocar no mundo um bebê indesejado não está absolutamente madura para iniciar a vida sexual.

6)

Uma gravidez seria desastrosa.

Nenhum método anticoncepcional é 100% seguro. alguns métodos ficam próximo desse nível de eficácia, se forem usados corretamente. Se você pretende seguir uma carreira que exija anos e anos de estudos, deve ser extremamente cuidadosa. A gravidez é um dos motivos mais comuns que afastam as garotas da Universidade. Pense bem até que ponto você pode comprometer seu futuro.

7)

Você deseja que a primeira vez seja especial.

A gente nunca esquece a primeira relação sexual, tenha ela sido muito boa ou muito ruim.

Será que no futuro, você gostaria de lembrar-se da ansiedade que sentiu naquele assento traseiro de um Fusca, ou do medo que passou temendo que seus pais chegassem mais cedo em casa? Espere para poder fazer amor num lugar bom confortável e seguro, sem sobressaltos desnecessários. Assim você sempre se lembrará desse dia como algo especial.

8)

Seu relacionamento está em crise e você quer salvá-lo.

Problemas de relacionamento não se resolvem com sexo, mesmo que o problema maior entre vocês seja a diferença de valores sexuais.

Se, para consertar o relacionamento, você sacrifica seus sentimentos, isso não ajudará em nada a solidificar o namoro.

9)

Você não o conhece realmente bem.

A melhor troca sexual acontece com alguém que você conhece bem e em quem confia. alguém com quem você divide uma compreensão real e muito afeto. Aí sim, o sexo pode ser maravilhoso. Não deixe que ele aconteça com alguém que não seja muito especial para você.

10)

Você tem medo de doenças venéreas.

E com razão, pois elas podem trazer grandes aborrecimentos. As chances de ser contaminada são maiores quando você faz amor com alguém que não conhece bem; que talvez tenha uma doença mais não se importe o suficiente com você a ponto de lhe contar isso, ou que não lhe conte por ignorância ou acanhamento. Antes de iniciar sua vida sexual, previna-se contra esses riscos físicos, tão graves quanto os emocionais.

11)

Você não sabe muito sobre sexo, seu corpo e anticoncepcionais.

Uma vida sexual satisfatória exige conhecimentos sobre seu corpo, a sexualidade e o uso de anticoncepcionais.  Para proteger seu futuro, sua saúde e seu relacionamento, aprenda o mais que puder antes de pensar em fazer amor. Assim, você corre menos risco de engravidar ou de adquirir uma doença venérea.

12)

Você pensa em fazer sexo, movida por razões não sexuais.

Talvez você se sinta por baixo na sua turma e pensa que estar disponível para os garotos a ajude a arrumar namorado. Ou talvez você se sinta sozinha e pouco amada. Não acredite que o sexo irá torná-la querida, melhorar sua auto-estima e fazê-la popular.

Antes de mais nada, você precisa conhecer seu valor como pessoa e como mulher; do contrário, o desapontamento será inevitável.