JURA EM PROSA E VERSO

PAIS E FILHOS - RELACIONAMENTO

FILHO É PARA SE AMAR TODOS OS DIAS

Filhão, amigo, ídolo, herói, sabe-tudo, sanguessuga. Seu filho e sua filha se encaixam numa dessas categorias? talvez ele seja uma mistura de pai e mãe. Ou tudo isso. Não importa.

SUGESTÕES NO CAMPO DO RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS

CONVERSE - Filhos também gostam de diálogo. Mas não fale só de responsabilidade, cobranças. Experimente um bate-papo descontraido.

RESPEITE - Não fique dizendo que eles são de outra geração. que tem coisas neles que você não consegue aceitar. Isso chateia e não resolve nada; não os julgue irresponsáveis até conhecer suas razões. É legal quando há liberdade entre filhos e pais. Liberdade, não desrespeito. Se achar que algo não está bom, converse, afinal a experiência conta mais pontos que a teoria.

JOGUE LIMPO - Todos os filhos gostam de pais sinceros e leais. Por isso trate-os com maturidade e abertura como gostam de ser tratados.

ACEITE - Cada um tem o direito de pensar e agir de um jeito. Se você tivesse nascido na época deles, será que não veria as coisas do mesmo modo?

DÊ UMA CHANCE - Eles erram? Ora, ninguém é perfeito. Tente entendê-los e diga que você os perdoa e vai lhes dar nova chance.

ELOGIE - Descubra as qualidades deles. Pense nos momentos bons que já lhe deram. Na sinceridade deles, libere ao menos um "obrigado meus filhos".

APOIE - É hora de reconhecer o que ele tem feito: o banheiro que foi lavado, a casa que foi varrida, o recado que deu à vizinha, o não envolvimento com drogas, e mesmo as notas boas que tiram e que são cobradas como "obrigação".

ORE - Peça a Deus que dê a eles muita saúde, entusiasmo, sabedoria e fé e que os guardem das malícias e dos perigos do mundo.

AME - Filha é a coisa mais sublime que existe.

CULTIVE SUA AMIZADE - Nada pode mudar o fato de ser pai ou mãe dos seus filhos. Mas ser ou não ser amigo é uma escolha que você faz. Isso não impede de usar a sua autoridade de pai ou de mãe com amor, dando os limites necessários.

DÊ BONS EXEMPLOS - Seu filho aprende olhando o que você faz, não o que você diz.