JURA EM PROSA E VERSO

PAIS E FILHOS - RELACIONAMENTO

Envolva-se — É importante! (Patrícia Queiroz )*

Envolver-se na educação dos filhos ajuda-os a melhorar o desempenho escolar e a qualidade da escola. Assim, procure o momento exato para participar e fazer a diferença. Eis algumas sugestões sobre como começar:

1. Leve seus filhos à escola logo no primeiro dia de aula.

2. Deixe-os saber que a escola tem muita importância, fazendo perguntas sobre os trabalhos escolares que precisam ser feitos em casa e designando um espaço próprio para eles estudarem.

3. Leia tudo o que a escola envia para sua casa, como relatórios de notas, trabalhos de casa, planos sobre o almoço escolar, horários e programas de férias. Transmita a seus filhos a idéia de que você está bem informado(a).

4. Conheça os professores de seus filhos e o diretor da escola e assista às reuniões e conferências de pais e professores.

5. Peça cópias dos documentos da escola (com relação a freqüência e disciplina, por exemplo) e, se tem dúvidas ou não tem alguma informação, pergunte.

6. Ofereça-se para ajudar nas atividades da escola, assista às atividades esportivas, colabore na arrecadação de fundos e coloque-se à disposição para trabalhar, voluntariamente, na secretaria da escola.

7. Visite a classe dos seus filhos mesmo quando estiverem em aula, e não apenas quando houver conferência de pais e professores. Combine a visita, antecipadamente, com a secretaria e com os professores.

8. Fale com outros pais. Se houver alguma associação deles, junte-se a ela. E, se não existir, tente organizar uma. Para isso, procurar dois ou três pais interessados já é um bom começo.

9. Encoraje seus filhos a ler em casa. Visite com eles as bibliotecas locais, móveis e das escolas, feiras de livros e, junto com eles, empreste obras para ler.

10. Envolver-se na educação é também importante para adultos que têm crianças ao seu cuidado, como padrastos e avós.

11. Convide padrastos, avós e outros adultos responsáveis por alguma criança a participar das atividades escolares.

12. Sua ação, e não apenas suas palavras, pode causar impressões tão boas que durarão uma vida inteira.

*****

*Patrícia Queiroz é mãe do aluno Matheus Henrique (Maternal III B)