JURA EM PROSA E VERSO

 

PAIS E FILHOS - RELACIONAMENTO

AS GOTAS D'ÁGUA

AS GOTAS D'ÁGUA

Os oceanos são a soma dos rios. Os rios, somas dos riachos, córregos e fontes.

A cisterna, o poço, são a soma de milhares e milhares de gotas. Se as gotas não se somassem não teríamos nem os oceanos, nem os lagos, nem as cascatas, nem as fontes, e nem os fios d'águas perto das grutas.

A força dos rios está na soma das pequenas gotas d'águas. A unidade das gotinhas geram a construção de milhares de hidrelétricas. Sem a água muitas cidades estariam ainda sob a luz das lanternas a gás e dos lampiões a querosene.

São necessários muitos meses de seca e de calor exagerado para secar um açude, uma barragem, um lago ou um tanque de água. Mas uma gotinha solta sobre uma pedra desaparece em poucos instantes. Por que?  Porque não se uniu, não se agregou, não deu as suas mãos, sua colaboração às milhares de outras gotinhas. Por isso enfraqueceu-se e o inimigo a tragou vorazmente. A gota d'água vence os calores do verão somente se estiver unida as milhares, ou milhões,  ou bilhões de gotas.

Assim somos nós: isolados como gotas d'águas, somos fracos, vorazmente engolidos pelos outros, pelas dores, pelas dificuldades. Quando lutamos juntos, vencemos grandes inimigos. Quando damos nossas mãos aos milhares de irmãos vencemos as maiores secas, as tormentas das dificuldades. Unamo-nos como o coração e a alma aos nossos irmãos. Somente na unidade estará nosso sucesso; e na unidade encontraremos forças suficientes para vencermos os inimigos que querem devorar-nos; são os inimigos da paz e da concórdia. Um povo unido vence as grandes batalhas. Eis o segredo da comunhão entre nós. Sem unidade somos engolidos e devorados pelos inimigos.

CUIDADO COM A UNIÃO E A SOLIDÃO. CUIDADO.