JURA EM PROSA E VERSO

 

MITOLOGIA

 

MITOLOGIA SAMOIEDA

  1. Predefinição:Info/Raça de cão

O Samoieda é uma raça de cão muito primitiva, que muito pouco evoluiu nos últimos 5 mil anos (período em que surgiram a maioria das raças conhecidas nos tempos atuais).Considerado pela maioria dos criadores do mundo como a raça mais bela de todos os cães, é possivelmente a mais dócil de todas. Também é considerado o animal mais domesticável pelo homem. Não possui glândulas subcutâneas e, portanto, não exala nenhum odor característico de cães.

Temperamento

O "Lobo econômico e limpo: Samoieda", como é conhecido, é um amigo fiel e capaz de tudo para estar na companhia de seu dono.

Não é agressivo, tem um comportamento calmo, carinhoso e dócil, porém possui personalidade forte. Pode-se ter um samoied em apartamentos, desde que seu dono o leve a passear todos os dias. É um cão extremamente curioso e gosta muito de brincar. Aprende com facilidade. Talvez devido à sua longa convivência com humanos é um animal perfeito para companhia, não sendo um destruidor, desde que esteja com companhia e receba atenção da sua família humana, serve perfeitamente para apartamentos e casas. Sempre muito atencioso com o seu dono quer receber essa atenção de volta. Também de adapta muito bem com crianças.

Na questão de gastos:

Aparência

De tamanho médio médio, elegante, um Spitz Ártico brano.Sua aparência dá a impressão de força, agilidade, resistência, graça, dignidade e segurança.

Cor

Branco puro, creme ou branco com biscoito (a cor de fundo deve ser branca com ligeiras marcas de biscoito). Jamais deve dar a impressão de ser bege.

Proporções importantes

O comprimento do corpo é aproximadamente 5% maior do que sua altura na cernelha.A profundidade do corpo é ligeiramente menor do que metade da altura na cernelha.O focinho é aproximadamente do mesmo comprimento do que o crânio.


 

História

Esta aristocrática raça tem suas origens no norte da Sibéria com a tribo dos Samoyeds.Os cães Samoiedas viviam perto dos seus donos, dormiam dentro dos abrigos e serviam como aquecedores.A vinda deles para o ocidente se dá ao fato de o zoólogo britânico Ernest Kilburn Scott que passou 3 meses entre as tribos Samoiedas e ao voltar a Inglaterra levou consigo um filhote macho chamado "Sabarka". Mais tarde ele importou uma femêa chamada "Whitey Petchora".Os samoiedas foram muitíssimo pouco modificado desde o início da convivência com os humanos há 5 mil anos. Era utilizada e ainda é nos tempos de hoje em certas localidades para tração de pequenos trenós que transportavam as mudanças e pastoreio da renas do povo Samoiedo