JURA EM PROSA E VERSO

MITOLOGIA

Mitologia khoikhoi

 
Este artigo trata sobre a mitologia dos Khoikhoi um grupo étnico do sul da África. De acordo com a lingüística, não é muito clara a denominação deste grupo; no entanto, é provável que os princípios desta mitologia sejam comuns a todos os povos khoisan

Personagens mitológicos

O deus supremo dos khoikhoi é Gamab, deus do céu e do destino. Do céu, ele dispara flechas contra os mortais, tirando-lhes a vida.

Tsui (ou Tsui'goab) é o deus da magia, da chuva e do trovão. Gunab é um deus maligno.

Um dos mais famosos heróis dos khoikhoi foi Heitsi-eibib (também conhecido simplesmente como Heitsi), que era a progênie de uma vaca e a relva mágica que ela comeu. Ele era um caçador, feiticeiro e guerreiro lendário, que matou de maneira notável o Ga-gorib (veja abaixo). Ele também era uma figura de vida-morte-renascimento, tendo ele mesmo morrido e ressuscitado em diversas ocasiões; seus cairns funerais são encontrados em muitas localizações na África do Sul. Ele é venerado como um deus da caça.

Ga-gorib era um monstro lendário que sentava-se num buraco profundo no chão e desafiava os passantes a jogar pedras nele. As pedras rebatiam e matavam o passante, que então caia no buraco. Heitsi-eibib distraiu Ga-gorib e acertou embaixo de sua orelha com uma pedra; ela caiu dentro do fosso. Numa versão alternativa, Heitsi-eibib foi perseguido ao redor do buraco até que escorregou e caiu dentro dele. Mais tarde ele acabou escapando e empurrou Ga-gorib no fosso.

Outro monstro é chamado de Hai-uri, uma criatura saltadora com apenas um lado do corpo (um braço, um perna, etc). Ele devora seres humanos. Ainda outro monstro é Aigamuxa, uma criatura que mora nas dunas cujos olhos estão no peito dos pés e por isso ele precisa levantá-los no ar para ver aonde está indo.

 OUTRO ESTUDO SOBRE MITOLOGIA KHOIKHOI

 

Mitologia Africana Khoikhoi

É um grupo étnico do sul da áfrica, sua denominação não é muito precisa pois a sua linguagem não é tão clara, mas é provável que seus princípios sejam parecidos com todo povo khoisan.

Seus deuses são:

  • Gamab, deus do céu e do destino, ele lançava flechas nos mortais os matando;

  • Gunab, o deus maligno;

  • Tsui, o deus da chuva e do trovão;

    Seu herói mais famoso foi Heitsi-eibib, que era conhecido também por representar a imagem da vida, da morte e do renascimento. Heitsi-eibib era progênie de uma vaca, que comeu uma relva mágica. Ele era um feiticeiro, caçador, e um guerreiro lendário que derrotou o monstro Ga-gorib.

    Fonte:https://sites.google.com/site/osgrandesmisterios/mi/mitologia-africana

 

  • MAIS UM ESTUDO SOBRE MITOLOGIA AFRICANA, PARA MELHOR ENTENDIMENTO E LOCALIZAÇÃO DA MITOLOGIA KHOIKHOI

    Mitologia Africana

     

    A mitologia africana é muito diversificada tendo em vista a extensão do território que é dividido em regiões, países, estados, cidades, tribos, culturas, grupos linguísticos e grupos étnicos.
    Mapa de regiões da
    África do Norte corresponde ao norte do Saara e corre ao longo da costa do Mediterrâneo (por vezes, sendo considerado o Sudão);

    - Mitologia Egípcia

    - Mitologia Árabe (Persa)
    África Ocidental é a porção ocidental desde aproximadamente a longitude 10° leste, com exceção do Norte de África e o Magrebe
    Mitologia Akan (Gana, Costa do Marfim)
    Mitologia Ashanti (Gana)
    Mitologia Dahomey (Fon), Mitologia Fon
    Mitologia Efik (Nigéria, Camarões)
    Mitologia Igbo (Nigéria, Camarões)[1]
    Mitologia Isoko (Nigéria)
    Mitologia Yoruba (Nigéria, Benin)

    África Oriental estende-se ao longo do Oceano Índico, do Mar Vermelho e Corno de África até Moçambique, incluindo Madagascar, mas excluindo o sul do continente.

    Mitologia Akamba (East Kenya)
    Mitologia Dinka (Sudão)
    Mitologia Lotuko (Sudão)
    Mitologia Masai (Kenya, Tanzânia)
    África Central é a grande massa planáltico no centro de África;
    Mitologia Bushongo (Congo)
    Mitologia Bambuti (Pygmy) (Congo)
    Mitologia Lugbara (Congo)

    África Meridional geralmente consiste na porção sul da latitude 10° Sul, e das grandes florestas tropicais do Congo.

    África do Sul
    Mitologia Khoikhoi
    Mitologia Lozi (Zâmbia)
    Mitologia Tumbuka (Malawi)
    Mitologia Zulu (África do Sul)

    Nas tribos onde os dirigentes corriam o risco de serem destronados se não seguissem as vontades divinas. Estes deuses seguem padrões muito diferentes e irregulares e são divididos em deuses criadores, deuses menores e espíritos. Muitos nomes divinos são encontrados nas mitologias da África Ocidental: Ngewo, deus dos Mende de Serra Leoa, Amma dos Dogon do Mali, Mawu dos Éwés no Abomey; Olodumare ou Olorun dos Yorubás, Chukwu dos Igbo, Soko dos Nupe, Nzambi ou Zambi dos povos de Angola e Congo Bantus.