JURA EM PROSA E VERSO MITOLOGIA
MITOLOGIA CRISTÃ |
|
JESUS CRISTO EXISTIU?
"Eu pessoalmente acredito que sim, existem evidencias históricas a respeito de um homem especial, que viveu e marcou sua passagem e as escritas antigas afirmam isso, etc. Porém o que se discute nestas páginas de espiritualidade, até onde existe toda a divindade de Jesus Cristo. Em duas faces: Uma real e outra lendária
1ª) O Jesus homem, humano, o revolucionário, o ser evoluído, com um grande conhecimento esotérico, curador, dotado de poderes extra-sensoriais e com uma missão pré-determinada, esse ser naturalmente se encaixa na história da humanidade. Mas humano.
2ª) O ser SEMI-DEUS que é FILHO DIRETO de DEUS, concebido pelo Espírito Santo, nascido de uma Virgem, a humana MARIA. O multiplicador de pães e Peixes, que transforma água em vinho, etc... que depois de tudo isso, clama aos céus uma frase incompreensível ao porte de um SER DIVINO, filho direto de DEUS reclamando choroso: "Pai, porque me abandonaste" - Toda essa face eu considero MITOLÓGICA. " por Beraldo Lopes Figueiredo
JESUS HOMEM x CRISTO DEUS Embora no ocidente a Bíblia seja considerada um livro sagrado, inspirado pela divindade, ela é considerada uma mitologia pelo oriente, assim como o ocidente considera os Deuses, gregos, indianos, nórdicos como mitos, lendas.
Dentro dos milagres de Jesus Cristo, encontramos outros personagens considerados salvadores, que nasceram de uma virgem, concebidos pela força do espírito santo e não pelo ato sexual humano, com a concepção natural.
É considerada como mitologia cristã o
corpo de histórias que explicam ou simbolizam crenças cristãs. Um mito
cristão é uma história religiosa que os cristãos consideram ter profunda
explicação ou significado simbólico. Para os especialistas em
cristianismo, este termo é usado universalmente para se referir a todas
as crenças do cristianismo.
A lenda do Rei Abgaro
Seres da mitologia
cristã:
(OBS: Logicamente
que o esoterismo entende como um simbologia oculta na literalidade das
palavras. A KABALLAH propõe segredos ocultos nas palavras e frases, do
original em hebraico) |
|
|
|
UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE ATRAVÉS DOS SÉCULOS: |
|
(3000 a.C) Nasceu da virgem Isis-Meri. O seu nascimento foi acompanhado por uma estrela a este que por sua vez foi seguida por três reis em busca do Salvador recém-nascido aos 12 anos era uma criança prodígio e aos 30 foi batizado por uma figura conhecida por Anup e assim começou o seu reinado. Hórus tinha doze discípulos e viajou com eles. fez milagres tais como curar os enfermos de andar sobre a água. Hórus também era conhecido por vários nomes tais como a verdade, a Luz, o filho que o adorado de deus. bom pastor cordeiro de deus, entre muitos outros. depois de traído por Tifão do, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois.
Estes atributos de Hórus, originais ou não, parecem influenciar varias culturas mundiais e muitas outros deuses encontrados com a mesma estrutura mitológica.
Atys (Grécia – 1200 AC) Atys, da Phyrigia, nasceu da virgem Nana, crucificado, colocado no túmulo, 3 dias depois ressuscitou.
Mithra (Pérsia -1200 AC) Nasceu de uma virgem, teve 12 discípulos e praticou milagres. Após sua morte foi enterrado e ressuscitou 3 dias depois. Também era referido como “A Verdade”, “A Luz”... Curiosamente, o dia sagrado de adoração a Mithra era um Domingo.
Krishna (Índia – 900 AC) Nasceu da virgem Devaki com uma estrela no Ocidente a assinalar a sua chegada. Fez milagres em conjunto com seus discípulos, e após a morte ressuscita.
Dionísio (Grécia 500 AC) Nasce de uma virgem a 25 de Dezembro, foi um peregrino que praticou milagres tais como transformar a água em vinho, e é referido como “Rei dos Reis”, “Filho pródigo de Deus”, “Alpha e Omega”... Após sua morte, ressuscitou.
Jesus Cristo Anunciado por uma estrela a Ocidente, que seria seguida por 3 reis magos para encontrar e adorar o salvador. Tornou-se pregador aos 12 anos, e aos 30 foi Batizado por João Batista e assim começou o seu reinado. Jesus teve 12 discípulos com quem viajou praticando milagres tais como curar pessoas, andar sobre a água, ressuscitar mortos, e também foi conhecido como “Rei dos Reis”, o “Filho de Deus”, a “Luz do Mundo”, Alpha e Omega”, Cordeiro de Deus”... Depois de traído pelo seu discípulo Judas e vendido por 30 pratas, foi crucificado, colocado num túmulo, três dias depois ressuscitou e ascendeu aos céus.
OS ARQUÉTIPOS DA COLETIVIDADE HUMANA: - ( SEGUNDO JUNG): Quase todas as religiões no mundo tem um mito maior acerca do nascimento de um mito especial e/ou divina criança, que cresce para ser um líder espiritual, héroi ou ambos.
Sabemos que Jesus, não nasceu em 25 de dezembro. Estudiosos defendem como data de seu nascimento um dia entre os meses mais quentes. Esta data, 25 de dezembro, foi escolhida por volta de 273 E.C (Era Comum = AD), pelos pais da Igreja para coincidir com, e absorver, os festivais celebrando o nascimento de deuses pagãos. Segundo Peg Aloi, que escreveu um artigo para a Internet, chamado, "Você chama isto de Natal, nós chamamos isto de Yule", diz o seguinte : "Era comum aos pagãos celebrar o nascimento do Sol.... quando os Doutores da Igreja perceberam que os cristãos, pendiam para este Festival, eles de comum acordo resolveram que a verdadeira natividade, deveria ser solenizada neste dia".
Mais da metade da história da natividade ( como é geralmente conhecida) foi escrita por Lucas.
Ao menos 40 anos após a morte de Jesus. Do
ponto de vista grego, adicionando detalhes que confirmariam a
"Divindade" deste para as comunidades pagãs. Aqui estão as maiores
coincidências entre a história da natividade de Jesus e as de nossos
deuses: 01- Como Adonis ( grego) , ele nasceu de uma virgem.
Todos estes Deuses tiveram uma morte sacrificial e foram conhecidos como "Deuses Salvadores". Os Festivais romanos do Solstício de Inverno, Saturnália, incorporam os nascimentos de Attis, Osiris e o Baal sírio. Estes deuses como muito outros, incluindo Jesus, eram designados como "Criança Divina", o "Filho do Homem", "Luz do Mundo ", "Sol da Retidão" e "Salvador".
Os povos nórdicos celebram o nascimento de seu "Deus salvador", Frey no Solstício de Inverno, e chamavam a véspera de Natal de "Monarect"a noite da Mãe. Para os celtas, o Deus do crescente luz/ano, nascia no Solstício de Inverno. Muito do restante da história de Jesus, eram incidentes que copiaram os maiores eventos ou símbolos nas vidas de deuses pagãos. Isto levaria muito tempo para cobrir toda esta história. |
|
Mas ainda , sob a luz do Novo Testamento, especialmente no Evangelho de João, e prática cristã, Jesus é essencialmente o "Deus Avatar" ( Santo Mensageiro) da nova luz. Não existe um grande abismo na idéia do nascimento do Sol/Filho das Deusas, trazendo esperança e a promessa de um ano melhor para o desenvolvimento físico e espiritual do mundo e o nascimento de um 'reino de Deus' também para este mundo.
A palavra Christmas (Natal) , apenas significa o "o povo do Cristo" e também missa do Cristo. Os pagãos têm deuses Cristos e a partilha do vinho abençoado é basicamente a mesma coisa da comunhão na missa cristã. Na versão pagã da 'missa do Cristo' no Yuletide, eles celebram a 'vinda da nova luz e esperança no mundo'. A grande diferença é que os pagãos celebram isto todos os anos, e para os cristãos , isto aconteceu apenas uma vez. Um aspecto na vida de Jesus que merece ser vista é a importância da figura de Maria. Maria é aversão cristã do nome "Mari"- conhecido através do mundo ocidental como a Deusa da Lua e do Mar. Símbolos da Virgem Maria. Três Marias testemunharam e assistiram a morte de Jesus e a sua ressurreição. As 3 presenças nesta história seriam derivadas da imagem tripla da Deusa. As 3 faces como ela é normalmente adorada. A Virgem, a Mãe e a Anciã.
Autor: Textos retirados de "Tradição Kairosean - The Templo of the Lady - Canadá", "Yule / Winter Solstice - Pashta MaryMoon Starhawk - A dança cósmica das feiticeiras", "Mistérios celtas - John Sharkey", "You call it Christmas, we call it Yule - Peg Aloi", "Lady Hedhog - Yuletide - Winter Solstice". Texto desenvolvido por Elvira Santiago. |
|
INÚMEROS SALVADORES DO MUNDO:
"A HUMANIDADE através do séculos, sempre criou heróis lendários, dotados de poderes, divindades, coragem. Esses tenazes paladinos, justiceiros, sempre sacrificaram sua pessoal em prol dos seres humanos e por eles deram a vida.
Jung fala dos arquétipos humanos, criado pelo imaginário coletivo, um amuleto psicológico, que serve como proteção das aflições coletivas,contra a realidade fria e nua, que se segue sem apresentar de fato os supostos milagres. Já encontrei escrito por aí: "Os homens tem sede de milagres" - Milagre é tudo aquilo que não podemos explicar a luz da ciência." [por Beraldo]
Existiram inúmeros salvadores, dependendo dos períodos, em todo o
mundo preencheram, esse espaço temporal com as mesmas características:
|
|
Fontes: Zeitgeist - Documentário Wikipédia Bíblia http://www.agarta.com.br/temas_fundadores_02.html http://espinhodepequi.blogspot.com/2009/02/jesus-x-horus.html http://br.dir.groups.yahoo.com/group/hermetismo/message/3377 http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG81245-8489-199-1,00-E+TUDO+VERDADE.html |