JURA EM PROSA E VERSO

HISTÓRIAS DAS CIDADES BRASILEIRAS

HISTÓRIA DA CIDADE DE POÇÕES/BA

A HISTÓRIA

Município criado há 124 anos, desmembrado de Vitória da Conquista, por força de Resolução Provincial, de 26.06.1880, com a denominação de Vila de Poções.

Em 1903, a sede municipal foi transferida para a povoação de Boa Nova, alterando o nome do município para Boa Nova. Lei Estadual de 20.05.1918 retornava a sede e retomava a denominação anterior.

Em 1912, tornava a ser sediado em Boa Nova, recuperando o município idêntico topônimo.

Finalmente, Lei Estadual, de 21.07.1922 desmembrava o território de Poções de Boa Nova, restaurando o município, com a denominação de Poções.

A sede, formada freguesia com a invocação do Divino Espírito Santo, em 1878, foi elevada à categoria de cidade por decreto-lei Estadual, de 30.03.1938. Nesse espaço de tempo a cidade foi se modificando, crescendo, agregando um maior número de habitantes, mas as impressões parecem as mesmas de quarenta anos atrás.

Toda cidade continua calma. Poucas pessoas circulando nas ruas.

O centro atrai população jovem para o lazer, principalmente aos domingos a noite.

A imagem é monocromática. O branco predomina nas fachadas das casas e muros. Na área central as ruas pavimentadas sugerem um aspecto árido. O ponto mais vibrante, colorido e diversificado é a área do mercado municipal.

Ali a vida está presente através do barulho, da variedade de mercadorias.

As cores são vibrantes. Hortaliças expostas e arrumadas com muito rigor, corantes e raízes, carnes penduradas, sapatos, roupas, vende-se de tudo.

Um casal de cegos está na praça cantando e recebendo alguns "trocados", pessoas com fisionomia de retirantes rurais com seus chapéus de couro olham o show. Tem gente de todo canto. Os ônibus esperam no ponto junto à Igreja Matriz para o retorno após as compras.

ORIGEM DO NOME O nome Poções, segundo a tradição oral vem do simples fato da existência de grande quantidade de poços na parte baixa da cidade, onde hoje, naturalmente é o centro.

NOMES ANTERIORES Distrito de Vila de Poções, Poções, Djalma Dutra em 1943 e novamente Poções em 1947, após os movimentos feitos por Poçoenses que não aceitaram a nova denominação.

PRIMEIRO PADRE Luis da França dos Santos

PRIMEIROS INTENDENTES O Coronel Raymundo Meira Magalhães, Cel. Afonso P. de Magalhães, Major José Pereira França, Major João Arquiminio Fagundes de Souza e Major Antonio José de Macedo.

DATAS IMPORTANTES - 1857 - Criação do Distrito de Poções, pertencente à Conquista. - 1880 - É elevada à categoria de Vila dos Poções. - 1883 - É fundado o Município de Poções. - 1903 - A sede do município é transferida para Boa Nova. - 1918 - A sede do Município retorna para Poções. - 1921 - A sede mais uma vez é transferida para Boa Nova. - 1922 - A sede do Município retorna definitivamente a Poções.

Prefeitura Municipal de Poções Praça da Bandeira, 02 - Centro - Poções - Ba Tel: (77) 431-5800/5801