JURA EM PROSA E VERSO

HISTÓRIAS DAS CIDADES BRASILEIRAS

HISTORIA DA CIDADE DE PELOTAS/RS

PERFIL DA CIDADE DE PELOTAS

Pelotas está localizada a 250 km da capital do Estado, Porto Alegre, sendo uma das principais cidades do Estado e ponto de referência no sul do Rio Grande do Sul. Seu nome é originário das embarcações utilizadas pelos primeiros colonizadores - padres jesuítas, portugueses e espanhóis - para transitarem pelo rio que cruza a cidade, hoje conhecido como Pelotas. Um intenso e próspero negócio surgiu: as charqueadas, onde a carne era salgada e exposta ao sol para durar bastante tempo. Este próspero negócio foi trazido para o Rio Grande do Sul por um portugês proveniente do Ceará, José Pinto Martins, que estabeleceu-se às margens do Pelotas. Em 7 de julho de 1812, a cidade foi fundada. Tornou-se rica e próspera, sendo rota obrigatória de atividades culturais. A herança dos portugueses pode ser encontrada na arquitetura local, nas ruas, culinária e cultura.

A principal atividade do município é o comércio, que atrai moradores de todas cidades vizinhas. Em Pelotas existe um grande número de estabelecimentos comerciais e empresas de prestação de serviços. É pólo industrial na confecção de doces artesanais e sua qualidade e sabor são nacionalmente conhecidos e difundidos através da Fenadoce - Feira Nacional do Doce, que acontece todos os anos no mês de junho, onde grandes e pequenos produtores de doces divulgam seus produtos aos visitantes.

Neste cenário, o Jornal Diário Popular vem desde 1890 circulando ininterruptamente, sendo o terceiro jornal mais antigo do Brasil e o mais antigo do Rio Grande do Sul, ajudando a contar e a fazer a história de Pelotas.

Se você quer saber um pouco mais sobre a cidade de Pelotas, adquira o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do Diário Popular. Nele estão reunidos dados históricos e é possível fazer um tour pela cidade, com fotos e vídeos mostrando um pouco da pluralidade cultural e arquitetônica de Pelotas. Também possui o mais completo banco de dados da região, fornecido pelo ITEPA da UCPEL. Você pode adquirir o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do DP diretamente na sede do jornal, na rua XV de Novembro, 718, na BookSul Livraria e Locadora de Livros, na rua Gen. Osório, 808 loja 09 ou através do site www.booksul.com.br

DADOS DA CIDADE:

POPULAÇÃO: » 330 mil habitantes ANIVERSÁRIO DA CIDADE: » 0 7 de julho PRINCIPAIS ATIVIDADES: » Indústria, Comércio e Agropecuária EVENTOS ANUAIS: » Carnaval, Fenadoce, Fecriança e Expofeira DISTÂNCIAS: » Porto Alegre: 273 km » Bagé: 200 km » Chuí: 267 km » Santa Maria: 333 km » Montevidéu: 637 km