JURA EM PROSA E VERSO

HISTORIAS DAS CIDADES BRASILEIRAS

HISTÓRIA DA CIDADE DE BLUMENAU/SC

Blumenau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Nota: Se procura o clube de futebol, consulte Blumenau Esporte Clube.
Município de Blumenau
"Alemanha Tropical ou Cidade Jardim"
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário  
Fundação 2 de Setembro de 1850
Gentílico blumenauense
Lema "Por Santa Catarina e pelo Brasil"
Prefeito(a) João Paulo Kleinübing
PFL, no cargo até 2008
Localização
26° 55' 08" S 49° 03' 57" O
Estado Santa Catarina
Mesorregião Vale do Itajaí
Microrregião Blumenau
Região metropolitana  
Municípios limítrofes Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba e Pomerode.
Distância até a capital 160 quilômetros
Características geográficas
Área 519,837 km²
População 298.603 hab. est. 2006
Densidade 574,4 hab./km²
Altitude 21 metros
Clima Subtropical Cma
Fuso horário UTC -3
Indicadores
IDH 0,855 PNUD/2000
PIB R$ 4.034.283.000,00 IBGE/2004
PIB per capita R$ 14.040,00 IBGE/2004

Blumenau é uma cidade brasileira situada no estado de Santa Catarina, localizada no médio vale do rio Itajaí-Açu, principal rio da região. Blumenau também faz divisas com as cidades de Jaraguá do Sul, Massaranduba, Pomerode, Indaial, Gaspar, Botuverá, Luís Alves e Guabiruba.

Foi fundada em 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (de onde vem a origem de seu nome), que chegou em um barco, acompanhado de outros 17 colonos alemães. Otto Blumenau chegou à foz do ribeirão Garcia, em 2 de setembro de 1850, num domingo à tardinha. Otto Blumenau dividiu a terra em lotes para os colonos construirem as famosas casas em estilo enxaimel, marca registrada da cidade.

Hoje, o município é famoso por manter os costumes germânicos de seus colonizadores. Tanto o turismo histórico como o turismo ecológico são atrativos da cidade. Sua principal atividade econômica ainda é a indústria têxtil, responsável por indústrias de grande porte como a Cia. Hering, a Karsten, e a Teka. Entretanto, a cidade de Blumenau caminha para se transformar num pólo da informática, especialmente através da incubadora Blusoft. Outro mercado também em expansão é a produção de cervejas artesanais.

Em Blumenau, localiza-se a FURB, importante universidade do estado. Na área esportiva, a cidade de Blumenau é sede de dois clubes de futebol: o Metropolitano e o Blumenau (BEC).

Devido à grande demanda por curso superior, Blumenau já conta com outras instituições que o oferecem, a Uniasselvi, Faculdade IBES, Faculdade São Francisco, além da Faculdade SENAC.

Índice

[esconder]

[editar] Geografia

Blumenau está localizada no Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí, uma mesoregião do estado de Santa Catarina. A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu, protagonista de muitas enchentes, inclusive algumas de repercussão nacional nos anos de 1983 e 1984.

Blumenau tem um relevo muito acidentado, caracterizado por morros, vales e ribeirões como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha. Um dos pontos culminantes é o morro do Spitzkopf. O clima é instável, não possuindo as quatro estações bem determinadas. Os invernos são secos, enquanto que os verões apresentam temperatura muito elevada (beirando os 40° graus) e umidade relativa alta.

A cidade ainda possui um distrito, a Vila Itoupava e uma região administrativa, o Garcia. É também a cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí.

[editar] História

Ver artigo principal: Colônia São Paulo de Blumenau.

Conhecida como a Alemanha tropical, Blumenau foi fundada em 1850, pelo farmacêutico alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Chegou acompanhado de outros 17 imigrantes alemães, que ergueram as primeiras casas. A região era habitada pelos indígenas Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, que foram expulsos de suas terras pelos própios colonos alemães. Nos anos seguintes, novas correntes de imigrantes chegaram da Alemanha, onde se dedicaram à agricultura. Em 1860, Dr. Blumenau vendeu suas terras para o Governo Imperial, que ficou incumbido pela colonização.

Blumenau tornou-se a colônia alemã mais próspera do Brasil. Ali os imigrantes alemães se desenvolveram rapidamente e de forma organizada. No final do século 19, começaram a chegar à região também imigrantes italianos, que também influenciaram na cultura.

Devido ao costume que a população tem de manter jardins floridos, observando-se isto tanto nas casas quanto nas praças e ruas, a cidade é chamada Cidade Jardim.

No século 20 a cidade passou por um processo de urbanização, deixando de ser exclusivamente agrícola. Hoje em dia Blumenau é uma cidade moderna, com mais de 300.000 habitantes. A região de Blumenau, composta por outras 14 cidades, tem a maior concentração de alemães no Brasil (cerca de 85% da população é formada por teuto-brasileiros). A mistura das culturas alemã e brasileira são a marca da cidade.

[editar] Grupos étnicos

Mais da metade da população é descendente de alemães. A outra metade é composta principalmente por descendentes de italianos e portugueses, embora muitos tenham origem mista.

[editar] Social

De acordo com um levantamento de carências habitacionais realizado em 2001 pelo IBGE, Blumenau possui 16 favelas, com aproximadamente 6 mil domicílios. Apesar de ser um número relativamente elevado, não há cortiços na cidade. Ainda possui 31 loteamentos clandestinos e 38 loteamentos irregulares.

A frota blumenauense ultrapassa os 120 mil veículos, atingindo a média de um carro para cada dois habitantes. Tem um elevado indice de acidentes de transito (mais de 15 acidentes por dia de acordo com os registros do Dep. de Transito do SETERB).

O sistema de transporte coletivo é composto por 6 terminais urbanos integrados e 97 linhas de ônibus, foi baseado no sistema de transporte de Curitiba e ambos são referência internacional.

Blumenau ainda conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país e quinto maior do estado.

[editar] Oktoberfest

Ver artigo principal: Oktoberfest.

A Oktoberfest, cujo significado é festa de outubro, foi criada em 1984 para aumentar o ânimo da população que havia acabado de passar pela maior enchente da história de Blumenau no ano anterior.

Uma das festas folclóricas mais populares do Brasil, e uma das maiores festas da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Blumenau foi inspirada na homônima Oktoberfest de Munique. A Oktober tem como principais atrações o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na rua XV de Novembro.

[editar] Atrações da cidade

[editar] Blumenauenses famosos

[editar] Ver também