JURA EM PROSA E VERSO

HISTÓRIAS DAS CIDADES BRASILEIRAS

 

História da cidade de Aparecida de Goiânia

 

Município de Aparecida de Goiânia

Hino

Aniversário

11 de maio

Fundação

11 de maio de 1922

Gentílico

aparecidense

Prefeito(a)

Maguito Vilela (PMDB)
(2013–2016)

Localização

Localização de Aparecida de Goiânia

Localização de Aparecida de Goiânia em Goiás

Aparecida de Goiânia está localizado em: Brasil

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0c/Red_pog.svg/8px-Red_pog.svg.png

Aparecida de Goiânia

Localização de Aparecida de Goiânia no Brasil

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/55/WMA_button2b.png/17px-WMA_button2b.png16° 49' 19" S 49° 14' 42" O

Unidade federativa

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/Bandeira_de_Goi%C3%A1s.svg/20px-Bandeira_de_Goi%C3%A1s.svg.png Goiás

Mesorregião

Centro Goiano IBGE/2008 [1]

Microrregião

Goiânia IBGE/2008 [1]

Região metropolitana

Goiânia

Municípios limítrofes

GoiâniaSenador CanedoHidrolândia e Aragoiânia

Distância até a capital

20 km

Características geográficas

Área

288,465 km² [2]

População

521,910 hab. (GO: 2°) –  IBGE/2015[3]

Densidade

1,81 hab./km²

Altitude

808 m

Clima

tropical

Fuso horário

UTC−3

Indicadores

IDH-M

0,718 alto PNUD/2010 [4]

PIB

R$ 11,664 bilhões IBGE/2014[5]

PIB per capita

R$ 22 349 IBGE/2014[5]

Aparecida de Goiânia é um município brasileiro do estado de Goiás. Localiza-se na Região Metropolitana de Goiânia. Sua população, conforme estimativas de 2015, é de 521.910 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, ficando atrás somente de Goiânia. Estendendo-se por uma área de 288.4 km²[2] e ostentando um PIB de 11.664.369 bilhões de reais em 2014 (terceiro maior PIB de Goiás atrás de Goiânia e Anápolis), é um dos principais centros industriais do estado, sendo intensamente conurbada com Goiânia.

História

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: História de Aparecida de Goiânia

A fundação da cidade de Aparecida de Goiânia foi possibilitada pela doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à Igreja Católica em maio de 1922 e pertencia ao Município de Pouso Alto (atual Piracanjuba), logo depois em 1958 passou a integrar-se ao Município de Grimpas (atual Hidrolândia), tornando-se distrito. Em seguida, no dia 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia , passando a se chamar Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia passou então a ser o alvo de inúmeros assentamentos promovidos principalmente pelo governo do estado, o que a impulsionou na classificação de um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil.

O Município de Aparecida de Goiânia se cha­mou, ainda como povoado, Aparecida, nome derivado da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida. Em 1958, a Lei Municipal n. 1295 alterou-lhe o nome para Vila Aparecida de Goiás, e restaurou a condição de Distrito, sendo a derivação implícita. Ainda em 1958, a Lei Municipal n. 1.406, de 26 de dezembro, fixou-lhe o nome de Goialândia, formado de Goia de Goiânia e Lândia de Hidrolândia, o que indica Vila situada entre os municípios de Goiânia e Hidrolândia. O nome "Goialândia" porém não foi aceito por parte dos seus moradores, permanecendo o anterior.

A Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963 eleva à categoria de Município o Distrito, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores de então praticavam o culto religioso àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar.

Habitavam naquelas paragens os fazendeiros José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso suas mulheres e filhos que, juntando-se a mais outros, formavam o núcleo populacional que marcou o início da sua história.

As freqüentes desobrigas levadas a efeito pelos padres sediados em Campinas acabaram por incutir nos primeiros habitantes o sentimento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana. Os sacerdotes se transportavam para o pequeno lugarejo em animais a fim de cumprirem missão de fé, acentuando indelevelmente a agregação religiosa, incrementando, conseqüentemente, a afluência de residentes em função do culto.

É a cidade em que a famosa cantora Hérica Nunes morou por anos junto de sua família. Hérica construiu várias instituições de caridade pelos vários bairros que lá existem. Ate Hoje Habitam Na Cidade Parentes Do Seu José Cândido de Queirós , Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso, Entre Eles São Ivano Imidio Antunes Neto de José Cândido de Queirós,Caio Lourenço de Carvalho Neto de Abrão Lourenço de Carvalho,Como Consta No Livro Do Ex Prefeito Freud de Melo

Geografia

Nos seus aspectos geográficos, Aparecida de Goiânia integra a Microrregião de Goiânia, estando situada a 18 quilômetros do centro da Capital do Estado pela BR 153 e 15 minutos de percurso. Sua altitude é de 804 metros, com uma área de 289,08 quilômetros quadrados. Suas terras são do tipo sílico argilosa com pedrei­ras. A temperatura média oscila entre 26 e 27 graus centígrados.

Hidrografia

A sua hidrografia é formada pelo Rio Meia-Ponte que banha o município em pequena extensão, servindo de limite com outros municípios. Os ribeirões das Lages, Santo Antônio e o córrego da Serra banham o seu território.

O serviço de eletrificação do município, com energia fornecida pela hidrelétrica de Cachoeira Dourada, foi inaugurado em 11 de maio de 1960 pelas Centrais Elétricas de Goiás (CELG). No aspecto demográfico, a população residente no município após a sua emancipação que não atingia 2.000 pessoas, de acordo com a sinopse preliminar do censo demográfico, sua população em 1980, foi proporcional­mente a de maior crescimento no Brasil, estando assim distribuída: urbana 20.724, rural 21.941 com um total de 42.665 habitantes, ficando a densidade demográfica em 11,40 hab/km².

=== Clima === Goiânia

Goiânia possui um clima tropical semiúmido sendo quente a maior parte do ano. Apesar disso, no inverno as temperaturas mínimas podem despencar para até 9 °C. Porém, as máximas podem ser superiores a 31 °C. (Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 11 °C/máx.28 °C). Na primavera, são registradas as maiores temperaturas. Há casos em que as temperaturas máximas podem alcançar ou ultrapassar os 38 °C. (Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 21 °C/máx.35 °C). No verão as temperaturas ficam mais amenas: entre 19 °C e 29 °C. (Temperaturas típicas de um dia de verão: mín. 20 °C/máx.29 °C). No outono, as temperaturas ficam mais amenas variando entre 14 °C e 28 °C. (Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 15 °C/máx.27 °C).