JURA EM PROSA E VERSO

HISTÓRIA DA BAHIA

ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO ESTADO DA BAHIA

 

Bandeira do estado da Bahia

 

 

O estado da Bahia é um dos maiores estados brasileiros, sendo também o que possui o maior número de divisas com outras unidades federativas.

 

Bahia (BA) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste e faz divisa com:

Estados de Pernambuco e Piauí, ao norte;

Tocantins, a oeste;

Goiás, a sudeste;

Minas Gerais, ao sul;

Espírito Santo, a sudeste;

Sergipe e Alagoas, a nordeste;

 

Possui uma área territorial de 564.733 km², onde habitam pouco mais de 15 milhões de habitantes. A capital é Salvador, um dos 417 municípios atualmente estabelecidos.

O território baiano é marcado pela presença de uma planície litorânea ao longo de sua costa no Atlântico, com a predominância de planaltos no centro-sul e no oeste do estado, além da Depressão Sertaneja, unidade de relevo que, no estado, segue os caminhos apontados pelo Vale do Rio São Francisco.

Nas regiões planálticas encontram-se as maiores altitudes do estado, onde o ponto principal é a serra do Barbado, com 2.033 metros acima do nível do mar.

Em razão de a região do vale do São Francisco localizar-se entre dois grandes planaltos, marcados pelas grandes altitudes, essa região apresenta um clima com poucas chuvas, próprio do semiárido nordestino.

Nas outras partes do estado, o clima é o tropical, com chuvas regulares e temperatura média de 26ºC.

A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo.

Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.

No meio industrial, os seguimentos principais são os ramos produtivos químicos, petroquímicos e agroindustriais, com destaque para o COPEC (Polo Petroquímico de Camaçari), na região metropolitana de Salvador.

No turismo, destacam-se as belas praias, dunas e os centros históricos, como a capital baiana e cidades como Ilhéus e Itabuna.

 

Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos do Brasil


Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos do Brasil

A cultura baiana é uma das mais marcantes e plurais do território brasileiro. Nela, há uma confluência entre os gêneros de vida europeus, africanos e indígenas, constituindo um verdadeiro mosaico étnico e cultural.

O estado é considerado como um dos principais centros difusores da cultura negra no Brasil, sendo a terra natal de atividades como a capoeira e de religiões como o Candomblé e a Umbanda, constituintes importantes do patrimônio imaterial do Brasil.


Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia