JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

SOU OU NÃO ASSERTIVO?

Categorias: - Assertividade

Objetivos: Rever na própria vida experiências de assertividade, agressividade e de não assertividade.

Nº de Participantes:

Não há limites

Material: Não necessita material

Desenrolar: I. O facilitador lerá o texto abaixo, deixando um intervalo de tempo depois de cada história, para que os participantes identifiquem se o personagem foi assertivo, não assertivo ou agressivo; assim como, comentar experiências próprias que tenham recordado e qual resposta assertiva encontraram para o exemplo de não assertividade e de agressividade: OCASIÃO EM QUE NÃO FUI ASSERTIVO: Na semana passada meu irmão pegou R$ 500,00 de minha carteira sem pedir-me; em consequência não pude ir ao cinema ver o filme que queria esta noite. Ele costuma fazer coisas como estas, mas nunca lhe digo nada.

OCASIÃO EM QUE FUI AGRESSIVO: Uma amiga discutia comigo na oficina. Eu tinha dor de cabeça, assim lhe disse gritando que ela era uma pessoa sem consideração, imatura, e me fui deixando-a falando sozinha.

OCASIÃO EM QUE FUI ASSERTIVO: Outro dia, ia eu com um amigo no carro e este me pediu um cigarro; lhe disse que fumar em um espaço tão reduzido e fechado não me agradava e pedi por favor, que não fumasse enquanto estivéssemos dentro do carro. Ele então apagou o cigarro. II. O facilitador solicita aos participantes que façam uma autoanálise sobre os comportamentos (agressivo, assertivo e não assertivo) que demonstram em cada uma das áreas da vida: Saúde Trabalho Economia Família Sociedade Estudos (atuais) Valores III. O facilitador divide subgrupos para que comentem suas respostas.

IV. O facilitador conduz um processo para que o grupo analize como se pode aplicar o que foi aprendido em sua vida.