JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.

Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.

Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:

1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;

2) a quem saiu, o que ele sentiu.

Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para solução de todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.

Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.

Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranqüilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...

(As palavras devem ser escolhidas conforme o objetivo que se deseja alcançar com a Dinâmica. )

Comentário da autora da dinâmica:

Eu trabalhei esta dinâmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcionários de uma empresa de óculos de Franca, e o outro de professoras do ensino infantil pré-escolar. O resultado foi maravilhoso !

Espero que gostem. Abraços.

Contribuição enviada pela usuária: Carminha Braga - Franca

OUTRO COMENTÁRIO DE UM USUÁRIO DESTA DINÂMICA (Joari Fragoso [joari00@hotmail.com])

Ola! Trabalho com evangelização infantil, num centro espírita, e costumo usar várias das dinâmicas do site. Ha algum tempo montamos um grupo para refletirmos sobre sentimentos; eu coordenei o grupo em algumas atividades. Usei a dinâmica "Problema e Soluções" e foi maravilhoso, todos gostaram muito e foi muito proveitosa para nossas reflexões.

Eu tomei a liberdade de seguir seu conselho, fazendo algumas adaptações na dinâmica. Eu coloquei um tapete no chão, e expliquei que os participantes não poderiam sair do tapete (grande o suficiente para o grupo) e nem deixar que os balões saíssem, os balões que saíssem não poderiam ser resgatados. Paramos, voltamos ao circulo conversamos sobre o que ocorreu. Refletimos sobre "alguns problemas fogem do nosso alcance e o que sentimos quando isso acontece". Repetimos a dinâmica, mas agora o tapete não mas limita (explicamos que o tapete é a nossa consciência), o que acontece quando expandimos nossa consciência sobre os nossos sentimentos e problemas? Foi fantástico o resultado. Talvez esta possa ser uma variação desta dinâmica, quem sabe? MUUUUUIIIITTOOOOO OBRIIIGAADOOO! UM GRANDE ABRAÇO.