JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

Prédio do Ciúme

Categorias: - Comunicação - Cooperação - Liderança

Objetivos: Desenvolver a flexibilidade, liderança e a capacidade de comunicação através do consenso.

Nº de Participantes:

Não há limites

Material: Cópia do texto para cada participante.

Desenrolar: O facilitador irá entregar o texto abaixo a cada participante, pedindo que, após a leitura, classifique os personagens conforme orientado ao final do texto:

JOÃO é casado com FÁTIMA há muitos anos.

Depois de um certo tempo, JOÃO começa a perceber um distanciamento por parte da esposa e fica carente.

JOÃO reencontra MÔNICA, com quem teve um caso no passado, e retomam a relação às escondidas. MÔNICA visita JOÃO em seu apartamento quando FÁTIMA vai trabalhar.

CRISTIANE é irmã de FÁTIMA. Ela desconfia que seu marido PEDRO tem um caso com MÔNICA, pois a vê transitando muito pelo prédio onde mora.

O casal JOÃO e FÁTIMA mora no mesmo prédio de CRISTIANE e PEDRO.

CRISTIANE atravessa uma fase de muitos transtornos psicológicos e tem um ciúme doentio do marido, mas não tem a preocupação em se tratar.

PEDRO, já impaciente com a doença da esposa, não se preocupa mais em dar satisfação sobre seus possíveis casos amorosos.

FÁTIMA, por sua vez, por antipatizar com MÔNICA, começa a falar mal dela para sua irmã, dizendo que ela é uma oferecida e que não vale nada.

FLÁVIO, um vizinho que conhece bem os moradores do prédio, sabe que CRISTIANE gostaria de comprar uma arma. Ele vende a sua para ela em três parcelas sem juros.

Quando CRISTIANE vê MÔNICA sair do seu prédio com o cabelo molhado, tem uma crise de ciúmes e dá três tiros em MÔNICA, que morre.

Após ler com atenção o texto, coloque os personagens em ordem de culpa, ou seja, o número 01 como o maior responsável pelo que aconteceu e os demais em ordem decrescente, ficando o número 06 para o menos culpado. Opinião Pessoal: ORDEM PERSONAGEM 1º 2º 3º 4º 5º 6º

 

Sentados em círculo, os componentes do Grupo lerão e discutirão suas ordens de prioridade, justificando-as, para então elaborarem nova relação de prioridades que atenda à interpretação do grupo.

Opinião do Grupo: ORDEM PERSONAGEM 1º 2º 3º 4º 5º 6º