JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

O SER HUMANO E A AFETIVIDADE

Objetivo

- Ajudar o SER HUMANO a perceber sua afetividade.

Materiais

- Papel e caneta para escrever as conclusões

Dicas para os coordenadores do encontro

Este tema faz uma reflexão de como o ser humano vem se relacionando consigo mesmo, pois, muitas vezes, ele se apresenta como alguém que não sabe se divertir, não tem amigos, convive com os outros por conviver, não conseguindo se encontrar.

Tema de estudo

Jesus nos diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

PRELEÇÃO INICIAL PELO COORDENADOR 

Com estas palavras Jesus convida a nos amarmos para sermos capazes de amar os outros. Amar a si mesmo significa , amar o próprio corpo, a própria pele, seu cabelo, seu sexo, sua raça, sua classe, suas origens, seu passado, sua família, seus amigos. Saber amar o próximo e saber partilhar seus interesses e alegrias, saber escutar, ter paciência e saber perdoar as falhas do outro, ser carinhoso, e doar-se. Mas às vezes a doação faz com que o ser humano deixe de lado suas relações pessoais, ou seja, amam tanto uma causa, que são se cultivam mais, deixam de lado a família, os amigos, o lazer, e no final acabam se frustrando. O ser humano deve saber equilibrar o seu trabalho social e sua afetividade. Quando o ser humano não consegue se organizar como pessoa, acaba se afastando de si mesmo e dos outros. Vai assumindo cada vez mais atividades (sociais, religiosas, profissionais) e vai esquecendo da família, dos amigos, da escola, da (o) companheiro(a), não se deixando cultivar e nem cultivando.

Tudo na vida deve ser balanceado, não podemos nos dedicar somente aos estudos e nos esquecermos de praticar esportes, não podemos nos dedicar somente ao lazer mas também ao trabalho, não podemos nos dedicar somente a satisfazer o nosso desejo, mas sim ajudar o outro a alcançar o seu, não podemos apenas ficar sonhando com dias melhores, temos que fazer com que eles aconteçam. A nossa vida é bastante ampla, é uma soma de sonhos, angústias, valores, lutas... e precisa ser cultivada através:

Amizade; Ternura; Sexualidade; Corpo; Amor; Festas; Diversões; Cultura;  Enfim, pela Vida em Comunidade.

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES

- Grupos de quatro ou mais participantes

- Cada Grupo escolhe um redator para resumir as diversas conclusões a que a discussão possa chegar

- 30 minutos para as discussões dos grupos , cada grupo em um local previamente escolhido, preferencialmente isolado dos demais

- Após este período de discussões, faz-se um ligeiro intervalo para o cafezinho e em seguida reúne-se o plenário.

- O redator de cada grupo lê as conclusões do seu grupo, sem acrescentar comentários pessoais.

- Após cada grupo apresentar suas conclusões a palavra é franqueada ao plenário, para comentários .

- O coordenador, após as conclusões do último grupo, encerra com uma conclusão.