JURA EM PROSA E VERSO

 

DINÂMICA DE GRUPO

 

FIM-DE-ANO EM FAMÍLIA

 

 

FAMÍLIA REUNIDA EM VOLTA CEIA DE NATAL

 

 

MATERIAL NECESSÁRIO:

PAPEL, LÁPIS, UM RECIPIENTE E  O TEXTO

 

 

LEITURA DO TEXTO INSPIRADOR

 

COMECE DE NOVO

Se você confiou em Deus, andou pelo caminho Dele, sentiu que Deus o guiava, mas agora seus passos o levam por outro caminho... COMECE DE NOVO!!!.

 

Se você fez planos que não deram certo, tentou dar o melhor de si, tropeçou, caiu,  e acha que não há mais o que tentar; se você sente que falhou consigo mesmo sem saber onde ou como... COMECE DE NOVO!!!

 

Se você confiou aos seus amigos os seus projetos de vida, se você confiou neles e eles não o apoiaram; se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo... COMECE DE NOVO!!!

 

Se você falhou com seus familiares; se acha que eles perderam a confiança, e você agora não é mais importante para eles... COMECE DE NOVO!!!

 

Se você se sente um estranho entre seus amigos, e até no seu próprio lar... COMECE

DE NOVO!!!

 

Se você está a ponto de desistir, se você chegou ao fundo do poço, está tentando mas não conseguindo subir, não conseguindo voltar à luz e reencontrar-se com a vida... COMECE DE NOVO!!!

 

O NATAL E O ANO NOVO É TEMPO DE RECOMEÇO, TEMPO DE MUDANÇA..

 

COMEÇAR DE NOVO  significa:

- Reformular seus conceitos

- Fazer tudo de novo, mas de outro jeito

- Percorrer novos caminhos

- Aceitar novos desafios

- Vislumbrar novas chances de alcançar a vitória

     

AÇÃO

- Distribuir um pedaço de papel e lápis a cada participante

- Pedir que escrevam no papel, uma palavra que signifique o que de mais importante desejam deixar para trás, renunciar, esquecer. Pode ser um vício, um costume prejudicial, um comportamento inadequado, qualquer coisa que você abandonando signifique mudança em sua vida, para melhor.

Após escrever, dobrar o papel e colocar fechado na mão direita.

Em seguida pedir que um a um os participantes encaminhem-se até o RECIPIENTE e lá depositem o papel onde escreveram o que desejam deixar para trás, esquecer, renunciar.

Quando todos tiverem terminado, o animador da Dinâmica joga no recipiente um pouco de álcool e ateia fogo. Explica, então:

SIMBOLICAMENTE ESTAMOS ELIMINANDO DE NOSSAS VIDAS ESTAS DIFICULDADES. DEPENDE AGORA DE CADA UM A ELIMINAÇÃO REAL E TOTAL.