JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

Dinâmica do "João Bobo"

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os participantes têm um no outro:

Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-a-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve ter os olhos vendados e deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.

Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.

Troca-se o "joão bobo" umas duas vezes.

Em seguida, em plenário, após ouvir as conclusões dos participantes sobre a experiência, o Coordenador destaca a importância da confiança que deve existir entre os membros de um grupo de trabalho. Como anda nossa confiança? Os "joão bobo" tiveram de fato confiança nos companheiros e mantiveram o corpo ereto, na certeza de que não o deixariam cair?

Obs: Pode ser feito também na água.