JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

Dinâmica para reconhecimento do grupo

Esta dinâmica de grupo tem como objetivo fazer com que os participantes se conheçam, interajam e criem laços que poderão contribuir com as atividades diárias do ambiente de trabalho.

Material utilizado

Folha de papel e caneta

Como é feita?

O condutor da dinâmica deve distribuir um papel e uma caneta para cada um dos participantes, pedindo para que escrevam coisas sobre sua vida pessoal e personalidade. Este processo deve demorar, no máximo, 10 minutos.

Em seguida, o condutor deve recolher as folhas, misturá-las e distribuí-las. Cada participante deve, então, ler as informações escritas e tentar descobrir a pessoa a quem se refere o conteúdo, justificando sua escolha.

Bandeira Pessoal

O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes conheçam suas habilidades e pontos que podem ser melhorados.

Material

Folhas em branco e lápis de cor

Como é feita?

O condutor da dinâmica deve distribuir folhas e lápis de cor, explicando que, assim como cada país possui a sua bandeira, cada um deve fazer sua própria bandeira pessoal a partir de seis perguntas:

1.Qual é o seu maior sucesso individual?

2.O que gostaria de mudar em si mesmo?

3.Quem é a pessoa que você tem mais admiração?

4.Qual o seu maior talento?

5.O que você mais aprecia na vida?

6.Quais as maiores facilidades e dificuldades de trabalhar em equipe?

Cada pergunta deverá ser respondida com um pequeno desenho, símbolo, palavra ou frases curtas. Depois de finalizadas as bandeiras, o condutor deve pedir que cada um apresente e compartilhe o resultado com os demais, ressaltando o que achou mais interessante na bandeira de cada um e o que descobriu sobre si e o grupo.