JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

DESFAZENDO O NÓ

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.

O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.

Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).

Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.

Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra.

APÓS OUVIR OS PARTICIPANTES SOBRE O QUE CONCLUÍRAM A RESPEITO DA EXPERIÊNCIA, O COORDENADOR DESTACA O VALOR DA COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS, SEM A QUAL SERIA IMPOSSÍVEL DESFAZER O NÓ.

ALCANÇAR O OBJETIVO DO GRUPO SERÁ MUITO MAIS FÁCIL SE TODOS SE EMPENHAREM NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE OCORREREM NO DIA-A-DIA.

Obs: Pode ser feito também na água.