JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

BAILE DE MASCARAS

DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

Objetivo: Comparar a auto-imagem com a imagem que os outros têm de determinada pessoa.

Para quantas pessoas: Grupos pequenos e que já se conheçam há algum tempo.

Material necessário: Nenhum.

Descrição da dinâmica: O coordenador explica para os participantes que eles vão se preparar para um baile de máscaras. Deverão se comportar de acordo com a máscara que receberem, porque ninguém vai definir sua própria máscara. Os outros o farão.

Sai o primeiro voluntário. Rapidamente o grupo decide que máscara vai lhe dar, a partir do seu comportamento, suas atitudes diante do grupo, seu modo de ser, suas características mais acentuadas. Ou seja, ele pode receber a máscara de um bicho, de uma planta, de um objeto, de outra pessoa, etc.

O voluntário retorna à sala. O grupo lhe comunica que máscara recebeu e pedem que o voluntário explique porque recebeu esta máscara. Depois, o grupo apresenta a reflexão feita. Deve-se observar (e anotar) as reações do voluntário.

O processo repete-se com todos os integrantes do grupo. (Se o coordenador perceber que está demorando muito, pode reservar uma reunião mais prolongada para que dê tempo de mascarar todas as pessoas).O coordenador deve estar atento para que o diálogo aconteça, dando espaço para o voluntário, que está sendo mascarado e para o grupo que está mascarando. Deve evitar que o grupo ridicularize alguém.

Após o "baile", pode haver um momento em que todos dizem o que sentiram durante a dinâmica.