JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

Automóvel do Futuro

Categorias: - Negociação e gestão de conflitos - Poder de persuasão e influência - Resolução de problemas e tomada de decisão

Objetivos: Desenvolver o poder de negociação, mediação de conflitos.

Nº de Participantes:

Não há limites

Material: Cópia dos textos da dinâmica, papel e caneta para cada equipe.

Desenrolar:

1a. Parte O facilitador descreve a seguinte situação: O cliente AEOP (ASSUNTOS ESPACIAIS DE OUTROS PLANETAS) resolveu investir na fabricação de um novo automóvel . Chamou as melhores montadoras do ramo e pediu o desenvolvimento e apresentação de um produto dentro das condições do planeta e dos seres que nele habitam.

No projeto do automóvel do século XXI deve constar: Designer Características Material utilizado Preço Prazo para entrega Características do planeta e de seus seres:

Planeta: Terreno montanhoso e rochoso Próximo ao Sol (quente e com claridade intensa) População concentrada em cidades afastadas Atmosfera não permite voar

Seres: Medindo entre 3 e 4 metros de altura Braços fracos Pernas fortes Apenas 3 dedos em cada em mão (sem polegares)

Dinâmica:

Divide-se o grupo em duas equipes onde cada uma corresponderá a uma concorrente do ramo automobilístico.

Cada equipe desenvolverá seu projeto conforme a proposta citada.

2ª Parte - O Cartel O facilitador complementa a situação relatada anteriormente:

Este projeto representa um potencial de lucro imenso e as empresas possuem a informação que seu maior concorrente está no páreo, o pensamento dos dois presidentes é o mesmo: NÃO POSSO PERDER ESSE CLIENTE !

As empresas marcam uma reunião. A intenção é conhecer a proposta do concorrente antes deste passar para o cliente e se for o caso reformulá-lo dentro de uma negociação onde ambas as empresas se saiam bem sucedidas junto ao cliente.

3ª Parte - Apresentação da Proposta

Eleger um representante de cada empresa para apresentar a proposta ao cliente, a equipe pode e deve dar sugestões a ele sobre qual a melhor maneira de apresentar, encantando o cliente com a sua proposta.